22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e DNIT avançam nas tratativas para construção do novo Porto de Cruzeiro do Sul

Publicado em 13/10/2025

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apresentou, nesta segunda-feira, 13, o novo projeto para construção do Porto de Cruzeiro do Sul. O investimento previsto é de R$ 50 milhões e o prazo estimado de execução é de 24 meses.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do governo estadual para fortalecer a logística e impulsionar a economia do Juruá. O Deracre forneceu os projetos originais da antiga estrutura, construída em 2004, que serviram como base para o desenvolvimento do novo porto. O antigo terminal foi comprometido por desbarrancamentos e pelas constantes cheia e vazante do Rio Juruá, o que dificultou o acesso da população ao local e, também, o funcionamento do espaço.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que o projeto é resultado de tratativas que vêm sendo conduzidas desde 2022, a partir da determinação do governador Gladson Camelí.

“O governador Gladson Camelí iniciou esse projeto com o compromisso de fortalecer a economia local, e seguimos em tratativas com o DNIT para viabilizar essa obra essencial para Cruzeiro do Sul. O novo porto será um marco para a região, facilitando o transporte de produtos e reduzindo custos logísticos no Acre”, afirmou.

O coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do DNIT, Lindomar Luiz de Abreu Júnior, explicou que o projeto prevê a construção de uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), que garantirá mais segurança e eficiência no transporte fluvial. “A obra resolverá problemas geotécnicos locais e oferecerá à população uma infraestrutura adequada para cargas e passageiros”, afirmou.

De acordo com o DNIT, o órgão será responsável pela execução das obras, pela elaboração do anteprojeto de Engenharia e pela contratação dos serviços necessários, incluindo a recuperação e reforma das estruturas existentes, que pertencem ao Estado e que foram transferidas à União. O diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães, reforçou a importância estratégica da obra.

“Este porto não beneficiará somente Cruzeiro do Sul, mas toda a região do Juruá, municípios do Amazonas e até mesmo comunidades peruanas. O governo sabe da importância dessa estrutura para a nossa economia e está trabalhando para que ela se torne uma realidade”, declarou.

A parceria entre o Estado e o DNIT também contempla visitas técnicas e estudos de campo para subsidiar a inclusão dos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rio Branco no programa de construção das IP4s [Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte]. As análises abrangem aspectos geográficos, hidrológicos e logísticos, fundamentais para garantir projetos sustentáveis e adaptados à realidade amazônica. O novo porto de Cruzeiro do Sul será a primeira IP4 construída no Acre.

Localizado às margens do Rio Juruá, no bairro Remanso, o empreendimento reforça o papel estratégico do estado no corredor logístico da Amazônia Ocidental, ampliando as possibilidades de integração com o Amazonas e até com países andinos, devido à proximidade com o Oceano Pacífico.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil prende homem por rompimento de tornozeleira eletrônica e ameaça à ex-companheira em Rio Branco

Raimundo Souza

Reeducandos do Acre irão trabalhar na fabricação de blocos de concreto

Marcio Nunes

Fiéis se reúnem na Quarta-feira Santa para confissões e Missa do Santo Crisma na Catedral de Rio Branco

Jamile Romano

Governo do Acre amplia proteção contra meningite e reforça importância da vacinação infantil

Jamile Romano

Centro de Idiomas da Ufac abre matrículas em cursos do 1º semestre de 2024

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza plantio de mais de 400 mudas em Área de Preservação Permanente

Raimundo Souza