35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre desmente boatos sobre paciente com câncer e garante continuidade do tratamento

Publicado em 13/08/2025

O governo do Acre esclarece que as informações de que a paciente K. C., de 17 anos, diagnosticada com leucemia, teria que devolver o valor do medicamento são infundadas. Tais boatos geram insegurança e sofrimento desnecessário para a paciente e sua família, justamente em um momento que exige tranquilidade e foco na recuperação.

O Estado garantiu a aquisição de um medicamento de alto custo, avaliado em aproximadamente R$ 400 mil, que não está incorporado à lista de fornecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O pagamento foi realizado com total responsabilidade, assegurando a continuidade do tratamento e priorizando a preservação da vida.

O Supremo Tribunal Federal (STF) define que a responsabilidade pelo custeio de medicamentos não incorporados ao SUS é do governo federal. Quando a Justiça determina que um estado forneça esse tipo de tratamento, o ente estadual deve cumprir imediatamente a decisão e, posteriormente, formalizar o ajuste de valores com a União. Esse procedimento não afeta a paciente nem representa cobrança ou devolução de recursos por parte dela ou de seus familiares.

O governo do Acre reafirma que nenhum cidadão será responsabilizado por receber tratamento médico essencial à preservação da vida. A Sesacre seguirá atuando com transparência, respeito às decisões judiciais e compromisso inegociável com a dignidade humana, garantindo que todos os acreanos tenham acesso a cuidados de alta complexidade sempre que necessário.

Governo do Estado do Acre

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre projeta mais de 1,1 mil cirurgias eletivas em agosto e reforça compromisso com a redução da fila de espera no SUS

Jamile Romano

Laços ocultos: operação combate organização criminosa por práticas de crimes em licitações no Juruá

Marcio Nunes

15° Esquenta Junino reúne centenas de pessoas na Praça da Revolução e aquece para temporada 2025

Marcio Nunes

Semulher promove ciclos terapêuticos para mulheres em Rio Branco

Jamile Romano

Defensoria Pública atende mais de 400 reeducandos na unidade penitenciária de Senador Guiomard

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco ampliará a Casa de Acolhimento Dona Elza para receber mais pessoas em situação de rua

Raimundo Souza