25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre desmente boatos sobre paciente com câncer e garante continuidade do tratamento

Publicado em 13/08/2025

O governo do Acre esclarece que as informações de que a paciente K. C., de 17 anos, diagnosticada com leucemia, teria que devolver o valor do medicamento são infundadas. Tais boatos geram insegurança e sofrimento desnecessário para a paciente e sua família, justamente em um momento que exige tranquilidade e foco na recuperação.

O Estado garantiu a aquisição de um medicamento de alto custo, avaliado em aproximadamente R$ 400 mil, que não está incorporado à lista de fornecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O pagamento foi realizado com total responsabilidade, assegurando a continuidade do tratamento e priorizando a preservação da vida.

O Supremo Tribunal Federal (STF) define que a responsabilidade pelo custeio de medicamentos não incorporados ao SUS é do governo federal. Quando a Justiça determina que um estado forneça esse tipo de tratamento, o ente estadual deve cumprir imediatamente a decisão e, posteriormente, formalizar o ajuste de valores com a União. Esse procedimento não afeta a paciente nem representa cobrança ou devolução de recursos por parte dela ou de seus familiares.

O governo do Acre reafirma que nenhum cidadão será responsabilizado por receber tratamento médico essencial à preservação da vida. A Sesacre seguirá atuando com transparência, respeito às decisões judiciais e compromisso inegociável com a dignidade humana, garantindo que todos os acreanos tenham acesso a cuidados de alta complexidade sempre que necessário.

Governo do Estado do Acre

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo publica lista de selecionados na modalidade Rural do Programa CNH Social 2024

Jamile Romano

Cheia no Acre: Solidariedade e ajuda humanitária pautam encontro com ministros em Brasiléia

Marcio Nunes

Receita Federal e Anatel deflagram operação Black Friday em Rio Branco

Marcio Nunes

Contas de luz terão bandeira amarela em novembro, informa Aneel

Raimundo Souza

MPAC acompanha deflagração de greve dos médicos em unidades de saúde do Estado

Jamile Romano

Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas; veja distribuição e cargos

Jamile Romano