24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

O governo do Acre decretou, nesta segunda-feira, 21, luto oficial de sete dias em todo o estado em homenagem a Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que faleceu hoje aos 88 anos. Reconhecido como o primeiro pontífice das Américas, o papa argentino marcou a história da Igreja Católica com uma trajetória voltada à simplicidade, ao diálogo e à defesa dos mais vulneráveis.

Como forma de homenagem, a bandeira do Estado foi hasteada a meio mastro na Gameleira, um dos principais pontos históricos e culturais de Rio Branco, capital acreana. O ato simbólico reflete o sentimento de pesar da população e a relevância de Francisco para a fé católica e a comunidade internacional.

Bandeira é hasteada a meio mastro, em homenagem ao primeiro papa das Américas. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O Decreto nº 11.678, assinado pelo governador Gladson Camelí, destaca o legado do pontífice como líder espiritual e Chefe de Estado do Vaticano.

Em nota, o chefe de Estado lamentou profundamente a morte do papa e ressaltou seu papel de transformação na Igreja Católica: “Obrigado pelos ensinamentos e por ensinar ao mundo sobre amor ao próximo. O Papa Francisco foi um símbolo de renovação da igreja nesses tempos em que a paz, a fé e a esperança tornam-se cada vez mais indispensáveis”, afirmou.

O Papa Francisco faleceu no Vaticano, onde residia desde que assumiu o pontificado em 2013. Ao longo de seu papado, ficou conhecido por sua postura progressista, humildade, proximidade com os fiéis e forte defesa por justiça social, meio ambiente e inclusão.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo entrega mais de 120 toneladas de alimentos arrecadados durante a troca de ingressos para os shows da Expoacre e beneficia 50 instituições sociais

Raimundo Souza

Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas

Raimundo Souza

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta sexta, 27

Jamile Romano

Diretor do Iapen-AC é acusado de grampear telefones de policiais penais femininas: ‘Vão pagar muito caro’

Jamile Romano

Após bater em um muro uma mulher veio falecer em Rio Branco

Raimundo Souza

Governo, Conselho Regional e parceiros realizam 5º Summit Contábil, com foco no setor público

Redacao