25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre Avança 197% no Índice de Transparência Pública em 2024

O Estado do Acre alcançou um marco significativo em 2024 ao registrar um avanço de 197% no Índice de Transparência Pública, conforme avaliação do 3º Ciclo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Esse avanço reflete a média do Estado, considerando a soma das classificações de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

A avaliação considerou diversos aspectos relacionados à divulgação de informações no Portal da Transparência, como disponibilidade de dados abertos, remuneração de servidores, licitações, contratos e convênios, obras públicas, gestão estadual e fiscal, além do planejamento e execução de despesas e receitas. O índice, que mede o cumprimento de critérios como clareza, acessibilidade e amplitude das informações públicas, passou de 24,53% em 2023 para 72,02% neste ano, destacando o compromisso do governo com uma gestão cada vez mais aberta e responsável.


Acre saiu do nível inicial (índice abaixo de 30%) para nível intermediário (índice entre 50% e 74%) no Radar Nacional de Transparência Pública. Imagem: Divulgação

Esse progresso foi impulsionado por uma série de ações lideradas pela Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE), com destaque para o lançamento do Novo Portal da Transparência, relançado em 8 de fevereiro. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), o portal foi atualizado para atender aos padrões estabelecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Atricon, oferecendo uma experiência mais acessível ao cidadão e elevando o Estado para o nível intermediário no Radar Nacional de Transparência Pública.


Chefe do Núcleo do Portal de Transparência da CGE, Maria de Lourdes Soares Ferreira. Foto: Raryka Souza/CGE

A chefe do Núcleo do Portal de Transparência da CGE, Maria de Lourdes Soares Ferreira, destacou a importância desse avanço. “Esse é o resultado de diversas iniciativas que visam aprimorar a divulgação de informações, facilitar o acesso aos dados públicos e fortalecer a participação cidadã. A evolução na transparência não apenas melhora a confiança da sociedade nas instituições, mas também contribui para uma administração pública mais eficiente e responsável”, afirmou.

O Radar Nacional de Transparência Pública, parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), é uma ferramenta eletrônica que facilita o acesso às informações públicas de órgãos em todo o país. Ele organiza os dados coletados pelo Sistema  dos Tribunais de Contas, abrangendo cerca de 8 mil portais de órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Os portais são classificados em níveis que vão de inexistente a diamante, conforme o grau de atendimento.


Controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira. Foto: cedida

Mayara Cristine Bandeira de Lima, controladora-geral do Estado, afirma que a CGE reconhece a importância de expandir a cultura de transparência para todas as unidades gestoras, buscando equiparar o desempenho de diferentes órgãos e poderes do Estado. “A transparência é um pilar fundamental da democracia. Saímos do nível inicial para o intermediário em apenas um ano. Nosso objetivo é alcançar as categorias superiores, como ouro ou diamante, nos próximos ciclos, garantindo que o acesso à informação seja uma realidade para todos os cidadãos e em todas as esferas da administração pública. A pedido do governador Gladson Cameli, estamos buscando a modernização da gestão pública, caminhando rumo à implementação de novas tecnologias para aprimorar ainda mais a acessibilidade e a clareza das informações”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae realiza a 3ª edição do Integra com foco em integridade e compliance

Marcio Nunes

Ameaça de Moraes a Cid abre brecha para contestar delação que implicou Bolsonaro

Raimundo Souza

Aleac encerra o ano legislativo com aprovação de projetos , incluindo homenagem ao ex-governador Flaviano Melo

Jamile Romano

TCE-AC concede Comenda Mérito Excelso ao ministro Mauro Campbell

Marcio Nunes

Deracre inicia recapeamento asfáltico de 1,2 km da Avenida Antônio da Rocha Viana

Raimundo Souza

Sefaz do Acre discute impactos da reforma tributária durante 50ª Reunião do Comsefaz

Marcio Nunes