35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre auxilia o Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco

Publicado em 14/03/2025

Para auxiliar o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) nas atividades de manutenção das Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), o governo do Acre, por meio das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), está atuando no local desde a manhã da quinta-feira, 13, para viabilizar o reparo das bombas.

De acordo com o comandante do CBMAC, coronel Charles Santos, inicialmente a missão era apenas transportar os técnicos até a ETA 2, permitindo que eles ficassem mais próximos da estrutura devido à forte correnteza, além de realizar as amarrações necessárias. Durante o processo, foi identificada a necessidade de reforçar também as amarrações na ETA 1. No entanto, o grande volume de balseiros descendo pelo rio acabou provocando um incidente, resultando no desprendimento da estrutura, que afundou.

“Nesse momento, foi necessária a atuação direta dos bombeiros, tanto para reforçar as amarrações quanto para realizar mergulhos e estabilizar os materiais, conduzindo o restante da balsa para um local mais seguro, onde seria avaliada a possibilidade de manutenção. Esse trabalho se estendeu ao longo do dia, sendo que, por volta das 20h, um guindaste foi levado até o local para auxiliar na estabilização da embarcação e das bombas. A intenção é que, nesta sexta-feira, 14, os trabalhos continuem para reposicionar a estrutura no local adequado”, explicou o comandante.

Durante todo o processo, os bombeiros realizaram mergulhos constantes para garantir a segurança da equipe e possibilitar a recuperação do material. Foram 12 horas de trabalho ininterrupto, contando com a colaboração do Deracre, do Corpo de Bombeiros e da equipe de manutenção das bombas.

“Foi um serviço altamente complexo, levando em conta o grande volume de água, a quantidade de entulhos e balseiros descendo pelo rio, a velocidade da correnteza, as chuvas e as condições adversas do clima, além da instabilidade do solo. Ou seja, um trabalho extremamente desafiador e perigoso”, acrescentou o coronel Charles Santos.

Corpo de Bombeiros atua ativamente na ação. Foto: Samuel Moura/Secom

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, conta que o órgão tem prestado auxílio na retirada de balseiros e na manutenção das ETAs 1 e 2  de forma contínua, semana após semana. “O flutuante da ETA 2 se desprendeu, sendo levado pela correnteza e naufragando no Rio Acre até a Ponte Metálica. Ao chegar lá, a equipe do Deracre com um rebocador, conseguiu conter o flutuante, evitando que ele fosse arrastado ainda mais pelo rio”, frisou Sula Ximenes.

Além desse suporte, o Deracre também atuou na logística do resgate. “Com o auxílio de uma escavadeira hidráulica e um guincho, a equipe conseguiu retirar o flutuante da água e transportá-lo em um caminhão prancha para que passasse por manutenção. Foi uma operação complexa, exigindo a união de esforços para garantir a recuperação da estrutura”, destacou a presidente da autarquia.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga ações sobre Segurança Alimentar e Nutricional, benefícios sociais e políticas LGBTQIA+ no 7º dia de Expoacre

Raimundo Souza

Sebastião Salgado deixa legado ambiental ao recuperar biodiversidade da Mata Atlântica

Raimundo Souza

Expoacre movimentou aproximadamente R$ 1 bilhão nos últimos 6 anos

Raimundo Souza

Estado realiza seminário para comemorar 20 anos do Parque Estadual Chandless

Raimundo Souza

Secretário projeta reestruturação da rede estadual com novas convocações e infraestrutura

Jamile Romano

Ieptec lança processo seletivo para contratação de profissionais docentes

Jamile Romano