22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre aprova programa de transporte para puérperas em situação de vulnerabilidade

Publicado em 15/09/2025

Foi sancionada nesta segunda-feira (15) a Lei nº 4.644, que institui o Programa Primeira Viagem no estado do Acre. A nova legislação, aprovada pelo governador Gladson Cameli, tem como foco garantir o transporte humanizado de mulheres em condição de vulnerabilidade social após a alta médica, junto com seus bebês, diretamente das unidades de saúde públicas até suas residências.

A proposta visa atender principalmente mães residentes em áreas urbanas e busca oferecer um deslocamento seguro, contando com veículos adaptados e equipados com cadeirinhas do tipo bebê conforto (grupo 0/0+), assegurando as exigências mínimas de segurança para os recém-nascidos.

Segundo o conteúdo da lei, o serviço deverá ser solicitado por profissionais da área de assistência social ou pela própria instituição hospitalar, com base em uma avaliação conjunta dos aspectos clínicos e socioeconômicos da paciente.

A iniciativa também abre espaço para que o governo estadual firme parcerias com hospitais, organizações não governamentais, empresas privadas, cooperativas e demais entidades da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a implementação e ampliação do programa.

De acordo com a publicação oficial, o Programa Primeira Viagem entrará em funcionamento em até 60 dias. A proposta original foi apresentada pelo deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) e obteve aprovação na Assembleia Legislativa antes de seguir para sanção do Executivo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre adere ao Programa Centelha, para geração de novas empresas de base tecnológica e inovação

Jamile Romano

Governo convoca novos agentes socioeducativos para curso de formação

Jamile Romano

Em Meio a um “Mar de Fé”, Prefeito Tião Bocalom Participa da Procissão do Círio de Nazaré 2025

Raimundo Souza

Festival da Macaxeira começa com concurso gospel no Horto Florestal em Rio Branco

Kevin Souza

Caso Wesley: advogada afirma que morte foi assassinato e não legítima defesa

Kevin Souza

Governador Gladson Cameli participa de Ação de Inclusão e Bem-Estar para Pessoas com Deficiência

Raimundo Souza