25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre amplia treinamentos e reforça o cuidado especializado em infarto e AVC

Publicado em 06/11/2025

Visando expandir o uso do Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam para todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, nesta quarta-feira, 5, uma capacitação sobre a utilização da ferramenta voltada aos profissionais da UPA do Segundo Distrito.

Em funcionamento desde maio na capital acreana, o projeto de telemedicina possui uma plataforma de comunicação médica segura que tem como objetivo otimizar protocolos clínicos e oferecer suporte técnico às unidades de saúde que não dispõem de especialistas nas áreas de cardiologia e neurologia.

A iniciativa integra o Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam, que reúne programas de atendimento ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O projeto busca salvar vidas e reduzir sequelas, garantindo diagnóstico e tratamento mais ágeis.

Durante o treinamento, a coordenação destacou que a adesão à plataforma representa um avanço significativo para a rede de urgência e emergência do estado. “Estamos fazendo atualizações de fluxos e protocolos para oferecer um melhor atendimento à população com suporte técnico contínuo, onde o paciente recebe o primeiro atendimento e precisa de uma avaliação rápida e precisa do seu caso”, destacou Dayane Pontes, coordenadora do programa e ministrante da capacitação.

Iniciativa integra o Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A gerente de assistência da UPA do Segundo Distrito, Wanessa Lopes, ressaltou a importância da iniciativa ao destacar que essas ações fortalecem a integração entre as equipes e otimizam o atendimento aos pacientes. “Essas reuniões de alinhamento são fundamentais para evitar falhas no processo de assistência ao paciente. Dessa forma, conseguimos manter os médicos e o setor de enfermagem alinhados com a farmácia e o serviço móvel de atendimento, que na maioria das vezes traz esses pacientes até nós, garantindo qualidade e eficiência”.

O Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), funciona como uma rede médica integrada, permitindo que exames e informações clínicas sejam compartilhados e avaliados em tempo real por cardiologistas e neurologistas.

O investimento estadual garante suporte especializado 24 horas por dia em todas as unidades de saúde conectadas. No atendimento de urgência, o paciente realiza um eletrocardiograma (ECG) em até 10 minutos após a chegada à unidade. O exame é transmitido pela plataforma, e um cardiologista online orienta a equipe sobre o tratamento adequado, assegurando resposta dentro do chamado “tempo ouro”, de até 20 minutos, essencial para evitar sequelas e salvar vidas.

Projeto funciona como uma rede médica integrada, permitindo que exames e informações clínicas sejam compartilhados e avaliados em tempo real por cardiologistas e neurologistas. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A médica Suellen Carlos destacou que a utilização da telemedicina e o processo de capacitação representam um avanço importante para a qualificação da assistência e a agilidade no atendimento aos pacientes. “A capacitação é fundamental não apenas para garantir um cuidado mais eficaz aos pacientes críticos, como os acometidos por AVC e infarto, mas também para fortalecer o diálogo entre nós, médicos da linha de frente, e os especialistas. Essa integração nos permite conduzir o caso com mais rapidez e precisão, assegurando que o paciente seja inserido no programa o mais breve possível e receba o tratamento adequado dentro do tempo ideal”.

Atualmente, 18 dos 22 municípios acreanos já contam com cobertura do projeto: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. Até dezembro deste ano, todos os municípios devem contar com a plataforma.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre destaca planejamento da Operação Verão 2025 e escuta moradores em audiência pública no Bujari

Marcio Nunes

Pressão popular contra PEC da Blindagem piora clima para votar anistia

Raimundo Souza

Municípios do Acre vão receber mais de R$ 8 milhões do FPM nesta quinta-feira

Jamile Romano

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Jamile Romano

Com apoio do Sebrae, Encontro do Fórum Acreano de Economia Solidária reuniu empreendedores nesta segunda

Marcio Nunes

Artesãos acreanos celebram participação no 19º Salão do Artesanato em São Paulo

Marcio Nunes