22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre amplia proteção contra meningite e reforça importância da vacinação infantil

Publicado em 30/06/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), inicia a partir desta terça-feira, 1º, a oferta da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses em toda a rede pública de saúde. A novidade faz parte da estratégia nacional de enfrentamento à meningite e representa mais um avanço na proteção das crianças.

O esquema vacinal infantil já previa a aplicação de duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses. Com a nova recomendação do Ministério da Saúde, esse reforço passará a ser feito com a meningocócica ACWY, que protege contra quatro tipos da bactéria causadora da meningite (sorogrupos A, C, W e Y), ampliando significativamente a cobertura oferecida no Acre.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre, Renata Quiles, destaca que “a mudança é extremamente importante, principalmente para o Acre, onde a cobertura vacinal infantil precisa ser mantida alta para evitar surtos e proteger as crianças. Agora, os pais devem ficar atentos e levar seus filhos de 12 meses para receber essa dose de reforço, que oferece uma proteção mais completa”.

A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde que oferecem vacinação no estado. Para garantir a aplicação, basta que o responsável leve a criança acompanhada de um documento de identificação e o cartão de vacina.

Vale lembrar que as crianças que já receberam as duas doses da meningocócica C e o reforço aos 12 meses não precisam tomar a ACWY neste momento. A ampliação beneficia aquelas que estão com a dose de reforço pendente.

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou mais de 4.400 casos de meningite em 2025, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a forma mais grave da doença. Com o período de inverno e maior circulação de infecções, a Sesacre reforça o alerta à população para manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.

A meningite é uma inflamação das meninges — membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal — e pode ser causada por bactérias, vírus ou outros agentes. A forma bacteriana é mais perigosa e exige diagnóstico e tratamento rápidos.

O governo do Acre reforça o compromisso de garantir a proteção da população acreana, ampliando o acesso a vacinas seguras, eficazes e gratuitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para obter mais informações, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou acessar os canais oficiais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Saúde do Acre anuncia 14 novos leitos de UTI em Rio Branco e apresenta plano de contingência contra Arboviroses

Jamile Romano

Conheça o programa Reuse, eleito a melhor solução para Governança Digital

Marcio Nunes

Acre se destaca no fortalecimento do SUS, com aumento nas cirurgias eletivas

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre participa do 1º Encontro Interagências de Inteligência das Regiões Norte e Nordeste

Jamile Romano

Deracre executa 59 km de asfalto na Transacreana pela Operação Verão 2025

Marcio Nunes

Bocalom: “Enfim casados”

Raimundo Souza