Atualizada em 27/12/2024 16:53
A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), além de promover os tradicionais Carnaval da Família e Arraial Cultural, na Gameleira, em Rio Branco, conseguiu viabilizar, em 2024, o fomento de diversos setores da cultura em todo o Acre, por meio das leis de incentivo Aldir Blanc (LAB) e Paulo Gustavo (LPG), além do Fundo Estadual de Cultura, que somaram R$ 41 milhões, impulsionando atividades culturais em todos os municípios.
Cumprindo com a determinação do governador Gladson Cameli, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, tem conseguido revitalizar espaços culturais da capital e interior, proporcionando entretenimento e aquecimento da economia em torno das agendas que envolvem vários fazedores de cultura.
A revitalização da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no antigo Seringal Quixadá, em Rio Branco; da Sala Memória, em Porto Acre; do Salão Cultural Professora Cordélia Lima, em Cruzeiro do Sul; e da Biblioteca Estadual Ancelmo Marinho Lessa, em Tarauacá; demonstram que há uma prioridade do governo do Estado na preservação dos espaços de memória.
Para 2025 outras ações de revitalização estão bem adiantadas e seguem o cronograma de obras, como o Teatro Plácido de Castro e a Biblioteca da Floresta, na capital acreana.
Para o presidente da FEM, 2024 foi um ano de grandes realizações e investimentos no setor cultural. “As leis de incentivo foram fundamentais para movimentar nossa cultura, mas com a recuperação dos espaços demonstramos respeito com o nosso patrimônio, com a nossa história, com a nossa identidade; afinal, os nossos fazedores de cultura precisam desses espaços. Além disso, iniciamos o projeto Cinema nos Bairros, que leva arte e entretenimento aos bairros mais distantes e nossa meta é fazer 60 apresentações em todo estado”, enfatiza.
Uma novidade para 2025 é o Festival da Canção, que já está sendo elaborado, e vai envolver artistas de todos os municípios.
Dando continuidade aos editais de Arte e Patrimônio e do Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, a FEM publicou, em 29 de janeiro, o resultado preliminar da análise técnica das propostas.
O Carnaval da Família celebrou a diversidade cultural do Acre. O evento, promovido pelo governo do Acre, encantou moradores e visitantes com sua rica variedade de manifestações artísticas e culturais. Este ano, uma das atrações mais marcantes foi o baile infantil, em que crianças e seus familiares se divertiram em um ambiente seguro e animado. O baile foi marcado por expressões culturais regionais, mostrando toda a diversidade e tradições acreanas. Jabuti-Bumbá, Marujada Brig Esperança e o maracatu Nação Pé Rachado fizeram os olhos de crianças e responsáveis brilharem e reviverem a extensa cultura local.
[Agência de Notícias do Acre]