23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo central tem déficit primário de R$ 1,5 bi em março, pior que o esperado

Publicado em 29/04/2024

O governo central registrou déficit primário de 1,527 bilhão de reais em março, ante saldo negativo de 7,083 bilhões de reais no mesmo mês do ano passado, informou o Tesouro Nacional nesta segunda-feira.

O resultado, que compreende as contas de Tesouro, Banco Central e Previdência Social, veio no mês passado pior que o saldo positivo de 1,522 bilhão de reais projetado por analistas em pesquisa da Reuters.

Apesar de negativo, o resultado é o melhor para o mês desde março de 2021, quando houve superávit de 2,468 bilhões de reais, em valores corrigidos pela inflação.

De acordo com o Tesouro, o déficit de março é fruto de uma alta real de 4,3% na despesa total, que atingiu 165,387 bilhões de reais, enquanto a receita líquida — que exclui transferências para governos regionais — teve crescimento real de 8,3%, a 163,860 bilhões de reais.

Com o dado mensal, o resultado acumulado do primeiro trimestre ficou positivo em 19,431 bilhões de reais, abaixo do saldo positivo de 31,209 bilhões de reais observados no mesmo período de 2023. Em 12 meses, o governo central acumula déficit de 247,4 bilhões de reais, em valor corrigido pela inflação, equivalente a 2,2% do PIB.

 

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em entrevista cedida ao Contilnet, Mailza diz que federação do UB com o PP já está certa e reafirma candidatura pelo grupo

Raimundo Souza

Arrecadação estadual rende R$ 52 milhões aos municípios do Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco alerta sobre aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Jamile Romano

Abastecimento de água deve se normalizar até o fim de semana após atraso em manutenção na ETA 2

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza neste sábado o Dia D de Multivacinação

Raimundo Souza

Um acidente trágico na BR-364 no sábado (6) resultou na morte de uma mulher

Raimundo Souza