Atualizada em 23/04/2025 17:00
Com o objetivo de tornar mais céleres e seguras as operações aeromédicas no Vale do Juruá, o governo do Acre, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que pertence à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ofertou nesta quarta-feira, 23, em Cruzeiro do Sul, uma capacitação às equipes do Serviço de Atendimento Móvel com Urgência (Samu), unidade ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
As equipes conheceram noções de operações aéreas, além de orientações técnicas de como proceder de forma coordenada com o Ciopaer, de modo que o transporte de pacientes e demais membros da tripulação sejam feitos com total segurança.
Bases teóricas como a distância adequada para estacionar a ambulância em relação à aeronave durante resgate de pacientes, a proibição do uso de material pontiagudo durante a operação, os cuidados com o uso de celulares durante o voo, o breafing de passageiros, o check list dos equipamentos usados para o atendimento às vítimas, além do peso adequado para voo tranquilo do Harpia 03, entre outros, foram disseminadas por meio de teoria e aprofundadas em momento de prática, que foi realizado numa base aérea, localizada na BR-307, zona de mata do município.
“Como foi informado, o Ciopaer passa a atuar de forma ininterrupta no Juruá, prestando diversos serviços, entre eles, o resgate aeromédico de ribeirinhos e populações indígenas que habitam em regiões isoladas. Em função disso, estamos promovendo esse treinamento, cuja meta é elevar a segurança das operações, pois sabemos que cada minuto importa para salvar vidas, e a locomoção por meio dessa aeronave nos possibilita ofertar serviços de excelente qualidade à população”, ratificou o capitão PM e piloto Eduardo Rogério de Tomasio.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores das ambulâncias participaram da qualificação. “É um momento muito importante para o Samu local, pois nos habilita realizar um atendimento de mais qualidade aos pacientes”, reforça Matheus Cameli, gerente administrativo do Samu em Cruzeiro do Sul.
Conhecimento produz aperfeiçoamento
Os olhos e ouvidos da enfermeira Cliciane da Silva estavam atentos a cada detalhe que era discutido ao longo do treinamento, pois a profissional de saúde entende que para cuidar da vida humana, um bem valioso para famílias, é preciso sempre se atualizar, porque o conhecimento gera aperfeiçoamento.
[Agência de Notícias do Acre]