30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo busca recursos em Brasília para a execução de obras e fortalecimento da segurança alimentar no Acre

Atualizada em 18/12/2024 08:45

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, buscou, nesta terça-feira, 17, em Brasília (DF), a liberação de recursos federais para execução de importantes obras no estado, além de programas voltados para a segurança alimentar da população.

Em 2021, Mailza, como senadora da República, assegurou R$ 8,6 milhões em recursos extraorçamentários da União para as reformas do Teatro Plácido de Castro, o Teatrão, e da Biblioteca da Floresta, ambos em Rio Branco.

Atualmente, as duas obras estão em fase de execução pelo governo do Estado. “O nosso pedido é que esses recursos sejam liberados com agilidade, para que possamos entregar os dois espaços totalmente revitalizados para a sociedade acreana”, afirmou a vice-governadora.

De acordo com o secretário especial adjunto de Assuntos Federativos, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Margonari Vieira, o pedido de Mailza será tratado com prioridade. “O governo federal se coloca à disposição e vamos ajudar o Acre com a liberação desses recursos”, enfatizou.

Segundo o secretário estadual de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a reforma da Biblioteca da Floresta está 37,8% concluída. Já a porcentagem de execução da obra do Teatrão está em 24,3%. “A expectativa do governo é reinaugurar esses locais no próximo ano”, informou o gestor.

Mais segurança alimentar para os acreanos

A vice-governadora também esteve no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A gestora, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, prospectou iniciativas federais voltadas à segurança alimentar da população.

Mailza solicitou a criação de hortas comunitárias e cozinhas solidárias para os  quatros municípios de difícil acesso (Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus), além de Feijó, Manoel Urbano e Tarauacá.

“O governo tem dado atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade social e o nosso desejo é ampliar ainda mais as nossas políticas públicas de segurança alimentar. Vamos trabalhar muito para que possamos seguir avançando”, argumentou.

A gestora aproveitou ainda a oportunidade para tratar da perfuração de cisternas em comunidades indígenas e do destravamento de recursos provenientes de emenda parlamentar, durante o período em que representou o Acre no Senado, para a área da assistência social.

As agendas contaram com o acompanhamento técnico da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac). “Defender os interesses do nosso estado na capital federal e cuidar das pessoas são as nossas maiores missões”, explicou o secretário Fábio Rueda.

Participaram da reunião o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Ribeiro; o coordenador-geral de Sistemas Locais de Abastecimento Alimentar,  Paulo Sérgio Cândido Alves; e o deputado federal Zezinho Barbary. 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Sesacre realiza ação de conscientização com distribuição de kits para prevenção de ISTs no período de carnaval

Raimundo Souza

Acre participa do 17º Salão do Artesanato em Brasília e secretário de Turismo e Empreendedorismo destaca diferencial da produção acreana

Jamile Romano

Em defesa de Gladson, Pedro Longo diz que denúncia ainda não foi aceita pelo STJ

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco emite nota de pesar pela morte da ativista cultural Silene Farias

Marcio Nunes

Veja a lista de aprovados na Ufac pelo Sisu 2025

Jamile Romano

Secretaria Municipal de Educação forma coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental

Marcio Nunes