25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Governo adia divulgação de resultados do CNU, o “Enem dos Concursos”

Publicado em 20/11/2024
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU) sairiam nesta quinta-feira (21/11). Nova data ainda não foi anunciada

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, na tarde desta quarta-feira (20/11), que a divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), inicialmente prevista em edital para esta quinta (21/11), não irá acontecer.

Em nota, a pasta comunicou que um novo cronograma será divulgado na quinta. O motivo do adiamento ainda não foi informado oficialmente, mas a organização lida com um problema na Justiça, que ordenou a reclassificação de candidatos que preencheram de forma incompleta a identificação com “bolinhas” no cartão de resposta.

O CNU ofertou 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Segundo o cronograma que estava vigente até este momento, os aprovados passariam por cursos de formação já em dezembro deste ano e seriam convocados para a posse dos cargos a partir de janeiro de 2025.

O “Enem dos Concursos”

Inicialmente, a primeira edição do CNU — inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — seria aplicada em 5 de maio. Às vésperas das provas, em 3 de maio, o governo federal anunciou o adiamento do concurso unificado em todo o Brasil devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

As provas do “Enem dos Concursos” foram aplicadas em dois turnos (manhã e tarde), em 228 municípios, no dia 18 de agosto. Cerca de 970 mil candidatos fizeram o exame, menos de metade do total de inscritos — 2,1 milhões. Com isso, o CNU tornou-se o maior concurso da história do país.

A taxa de abstenção do Concurso Unificado foi de 54,12%, de acordo com o MGI.

Metrópoles

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre reforça apoio ao futebol local com investimento de R$ 1,5 milhão

Raimundo Souza

Briga termina com homem esfaqueado e agressor preso em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Sob risco de ser preso, Bolsonaro mobiliza a base com estratégia de vitimização

Raimundo Souza

Rio Branco inicia implantação gratuita do DIU Mirena para adolescentes

Kevin Souza

Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe

Marcio Nunes

Heleno se distanciou de Bolsonaro e não sabia de golpe, diz advogado

Kevin Souza