23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo abre programação do Mês da Pessoa Idosa com ação na ala geriátrica da Fundhacre

Publicado em 02/10/2025

O dia 1º de outubro, dedicado à valorização da pessoa idosa, foi marcado por uma ação especial na ala geriátrica da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). Nesta quarta-feira, o governo do Acre deu início à programação do Mês da Pessoa Idosa e, como ato simbólico de abertura, mais de 20 pacientes internados na unidade receberam cortes de cabelo. Ao longo de outubro, a iniciativa vai reunir ações de cuidado, prevenção em saúde e acolhimento da população idosa.

Pacientes da ala geriátrica recebem cortes de cabelo na Fundação Hospitalar. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O gesto surgiu de um pedido da paciente Maria Tereza Rosas, que completou 120 dias de internação. Ela, que inicia agora o tratamento de quimioterapia contra o câncer do colo do útero, foi a primeira a cortar o cabelo. “Eu estava me sentindo incomodada, com o cabelo muito grande. Pedi se tinha como arrumar alguém para cortar. Hoje consegui, e foi um dia diferente para mim”, contou.

Maria Tereza Rosas, há 120 dias internada, foi a primeira paciente a cortar o cabelo. Foto: Ascom/Fundhacre

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, reitera o sentido da ação. “Outubro é um mês muito especial para nós. É tempo de celebrar, cuidar e valorizar quem tanto já contribuiu com a nossa sociedade, as pessoas idosas. Ao longo de todo o mês, a Fundhacre preparou uma programação para oferecer conhecimento, troca de experiências e, acima de tudo, acolhimento.”

De acordo com a diretora da ala geriátrica, Francinete Araújo, a ação também inclui os familiares e acompanhantes dos idosos, que muitas vezes precisam abdicar da rotina para estar ao lado deles durante o período de internação. “Nós resolvemos estender essa programação, para ser um mês inteiro de celebração à pessoa idosa, valorizando nossos pacientes e acolhendo também os familiares. Precisamos entender que cuidar dos nossos idosos é construir a nossa história”.

Profissionais de beleza participaram como voluntários da ação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O cabeleireiro Mário Albuquerque e o barbeiro Gilvan Pontes foram voluntários na ação dos cortes de cabelo. “Muitos estão distantes da família, a autoestima já fica muito baixa. Esse tipo de ação faz com que eles elevem a autoestima”, disse Mário. Gilvan completou: “Eles chegam tímidos, mas saem com sorriso no rosto, com autoestima alta”.

Francisca da Silva, de 83 anos, passou pela cadeira dos profissionais após anos sem cortar o cabelo, já grisalho. Ela não conteve as lágrimas quando se viu no espelho. “É o dia mais feliz da minha vida. Apesar da saúde frágil, hoje eu estou muito orgulhosa porque o pessoal daqui trata a gente tão bem. Eu chego doente com a doutora [Milagros] e saio boazinha”.

Francisca da Silva se emocionou ao ver o novo corte de cabelo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para os familiares, a ação também trouxe alívio. Clecilene Moraes, filha de um dos pacientes beneficiados, disse que o pai estava apreensivo com o tratamento após uma cirurgia e encontrou um momento de leveza. “Ele estava incomodado com o cabelo grande. Hoje saiu daqui diferente, mais animado. É uma ação que faz toda a diferença.”

A programação, que será divulgada ao longo do mês, conta também com palestras e rodas de conversa. Temas como fisioterapia geriátrica, direitos do idoso e deglutição serão abordados por profissionais de saúde, como a geriatra Milagros Clavijo, que reforça a importância da prevenção à fragilidade: “O que buscamos é preservar a funcionalidade do idoso, fazer com que preserve sua autonomia e sua independência por maior tempo. Isso passa por alimentação balanceada, atividades físicas e acompanhamento das doenças crônicas.”

Gestos de acolhimento são parte da rotina na ala geriátrica da Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A ala geriátrica da Fundhacre, que funciona com atendimentos agendados e demanda regulada, ganha ainda mais relevância neste mês de outubro. O reforço nas ações da geriatria faz parte do compromisso do governo do Estado em oferecer atenção integral às pessoas idosas, aproximando o serviço público de saúde da população.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prazo de adesão ao Refis se encerra nesta sexta-feira

Jamile Romano

Em Sena Madureira, Deracre executa obra da rampa de acesso do Rio Iaco

Redacao

Indígena percorre doze horas de barco para participar dos serviços disponibilizados pelo Projeto Cidadão

Jamile Romano

Sincofac e enfermagem aliam recebimento de receituários nas drogarias privadas do Acre

Jamile Romano

TJAC publica edital de abertura de concurso público para servidores efetivos

Jamile Romano

Duarte critica governo Lula por cortes no Benefício de Prestação Continuada

Jamile Romano