30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governador sanciona lei instituindo Bolsa Qualificação que beneficia servidores da Saúde

Atualizada em 02/11/2024 07:42

O governador do Acre, Gladson Cameli, sancionou  a Lei Estadual n° 4.430, publicada no Diário Oficial, na manhã desta sexta-feira, 1°, que institui verba indenizatória referente à bolsa qualificação destinada aos servidores do sistema estadual de saúde que componham o quadro efetivo, temporário, especial e provisório em extinção da Secretaria de Estado de Saúde  (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) no valor de R$ 4.100,00.

O governo do Estado busca promover reciclagem aos profissionais da Saúde e fomentar a qualificação, valorizando os servidores e impulsionando a efetividade de suas formações.

“Em nome da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), agradeço o empenho de toda a equipe governamental para o sucesso desse projeto. A Bolsa Qualificação será paga no dia 11 de novembro. É  proveniente de uma emenda solicitada pelo deputado estadual Adailton Cruz e é uma ação de governo, que busca reconhecer o esforço dos profissionais da Saúde. Serão aceitos cursos do setor público, do setor privado, cursos presenciais, cursos EAD, ofertados pela administração pública ou setor privado”, destacou o secretário de Saúde do estado do Acre, Pedro Pascoal.

De acordo com a Portaria n° 1632, entre os critérios para o recebimento da bolsa destaca-se que os servidores devem estar em efetivo exercício por mais de 30 dias.

“Reconhecemos o papel essencial que cada servidor da Saúde desempenha. Vocês estão na linha de frente, enfrentando desafios diários e, muitas vezes, sacrificando o próprio bem-estar pelo bem-estar dos outros. Por isso, é fundamental que possuam as ferramentas e o conhecimento necessário para exercer suas funções da melhor maneira possível”, reforçou o governador do Estado, Gladson Cameli.

A bolsa qualificação será efetuada em parcela única e divide os servidores em grupos que se diferenciam no modo de prestação de contas deste recurso, sendo exigida a apresentação do certificado dos cursos, que deverá ser compatível com as atribuições do cargo que o servidor exerce e com data posterior ao recebimento da bolsa. Cada grupo possui quantidade mínima de carga horária.

Os servidores dos grupos 1 e 2 – no mínimo 20 horas/aula, grupos 3 e 7, carga horária mínima de 30 horas/aula e os demais grupos com especificações de, no mínimo, 40 horas/aula. O servidor terá o prazo de um ano, a contar da data do recebimento, para efetuar a prestação de contas ao setor de gestão de pessoas da Sesacre ou da Fundhacre, por meio de formalização no link de acesso: http://sesacrenetnovo.ac.gov.br/atualizaçãocadastral/.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco e Corpo de Bombeiros reforçam monitoramento da ETA para evitar novos incidentes

Raimundo Souza

Acre ocupa 2º lugar em ranking de geração de empregos pelas MPE em junho, aponta Sebrae

Marcio Nunes

Fundhacre oferta exame diagnóstico do câncer de próstata a servidores e reforça importância do autocuidado masculino

Raimundo Souza

Rio continua subindo e deixa cidade peruana que faz fronteira com o Acre debaixo d’água

Jamile Romano

Michelle Melo reforça compromisso com a proteção das mulheres e propõe lei para barrar condenados por violência em cargos públicos

Jamile Romano

Governo organiza a Cavalgada da Expoacre Juruá 2024 neste domingo

Raimundo Souza