24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Uncategorized

Governador Gladson Cameli defende desburocratização e políticas sustentáveis para o desenvolvimento regional

Durante a abertura do Seminário Internacional: a Política de Fronteira e a Bioeconomia na Amazônia Legal, em Manaus (AM), nesta quinta-feira, 21, o governador Gladson Cameli agradeceu o apoio que recebeu do governo federal e do presidente Lula nas cheias dos rios e igarapés do estado, no início do mês, e destacou a importância da desburocratização e combate às desigualdades para o processo de inovação e desenvolvimento de base sustentável.

“A Amazônia é nossa, e precisamos estar unidos pelo seu desenvolvimento, pelo fortalecimento da segurança das suas fronteiras e por uma economia sustentável, mas não temos como fazer isso sem uma política de desburocratização efetiva e voltada para a realidade da nossa região”, disse Cameli.

De acordo com o governador acreano, os governadores da região estão unidos por meio do consórcio regional. A Amazônia, que tem 13% da população do país, tem um protagonismo que o mundo está de olho, mas o brasileiro do Sul precisa conhecer melhor a região Norte.
“E um dos nossos entraves é a burocracia. E digo isso porque temos lugares diferentes com o mesmo problema. E não posso falar em sustentabilidade se não tiver condições de um investidor chegar até nós”, frisou.

Outro enfoque dado por Cameli durante o seminário foi o fato de que os governos da região não são concorrentes entre si. “Pelo contrário. O que precisamos é desburocratizar, mas sem descuidar da pauta ambiental. As questões climáticas são reais e só não vê quem não quer”, disse.

Na avaliação de Cameli, as questões ideológicas não podem estar acima do Estado de Direito e, para isso, é preciso gerar emprego sem impacto pelo desmatamento, trabalhar sem agredir o meio ambiente.

“Vamos cuidar do que é nosso, das nossas fronteiras e dos direitos do nosso povo. Assim, a bioeconomia deixa de ser um projeto e passa a ser real no Acre e em toda a Amazônia”, destaca Cameli, lembrando que, de sua parte, vai seguir fazendo o trabalho como governador, cuidando das pessoas, pois “o Brasil não começar no Sul e no Sudeste. Começa no Norte”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Goiânia (GO): Sandro Mabel (União Brasil) é eleito prefeito de Goiânia com 55,57% dos votos

Raimundo Souza

Acreprevidência alerta aposentados e pensionistas contra golpe de precatório

Marcio Nunes

Chegou a hora de representar o seu estado no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Marcio Nunes

Gladson Cameli e Sula Ximenes vão inaugurar a Ponte da Sibéria em Xapuri

Raimundo Souza

Governo do Acre realiza 20ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

Marcio Nunes

Gladson nomeia Fabio Rueda como chefe da Representação do Governo em Brasília

Jamile Romano