28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Uncategorized

Governador Gladson Cameli defende desburocratização e políticas sustentáveis para o desenvolvimento regional

Atualizada em 21/03/2024 15:59

Durante a abertura do Seminário Internacional: a Política de Fronteira e a Bioeconomia na Amazônia Legal, em Manaus (AM), nesta quinta-feira, 21, o governador Gladson Cameli agradeceu o apoio que recebeu do governo federal e do presidente Lula nas cheias dos rios e igarapés do estado, no início do mês, e destacou a importância da desburocratização e combate às desigualdades para o processo de inovação e desenvolvimento de base sustentável.

“A Amazônia é nossa, e precisamos estar unidos pelo seu desenvolvimento, pelo fortalecimento da segurança das suas fronteiras e por uma economia sustentável, mas não temos como fazer isso sem uma política de desburocratização efetiva e voltada para a realidade da nossa região”, disse Cameli.

De acordo com o governador acreano, os governadores da região estão unidos por meio do consórcio regional. A Amazônia, que tem 13% da população do país, tem um protagonismo que o mundo está de olho, mas o brasileiro do Sul precisa conhecer melhor a região Norte.
“E um dos nossos entraves é a burocracia. E digo isso porque temos lugares diferentes com o mesmo problema. E não posso falar em sustentabilidade se não tiver condições de um investidor chegar até nós”, frisou.

Outro enfoque dado por Cameli durante o seminário foi o fato de que os governos da região não são concorrentes entre si. “Pelo contrário. O que precisamos é desburocratizar, mas sem descuidar da pauta ambiental. As questões climáticas são reais e só não vê quem não quer”, disse.

Na avaliação de Cameli, as questões ideológicas não podem estar acima do Estado de Direito e, para isso, é preciso gerar emprego sem impacto pelo desmatamento, trabalhar sem agredir o meio ambiente.

“Vamos cuidar do que é nosso, das nossas fronteiras e dos direitos do nosso povo. Assim, a bioeconomia deixa de ser um projeto e passa a ser real no Acre e em toda a Amazônia”, destaca Cameli, lembrando que, de sua parte, vai seguir fazendo o trabalho como governador, cuidando das pessoas, pois “o Brasil não começar no Sul e no Sudeste. Começa no Norte”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe, diz PF

Marcio Nunes

Deracre e Repac reforçam parceria para acelerar projetos e emendas no Acre

Raimundo Souza

Brasil lança oficialmente Aliança Global contra Fome no G20 com adesão de 81 países e sem Argentina

Jamile Romano

Sobreviventes de acidente aéreo continuam sob cuidados no Pronto-Socorro de Rio Branco

Jamile Romano

Assaltantes roubam caminhão e batem veículo em poste durante perseguição da PM

Marcio Nunes

Assim deveria ser

Jamile Romano