25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Camelí celebra avanços do setor industrial no encerramento do Mês da Indústria

O governador Gladson Camelí participou na noite desta quarta-feira, 28, do jantar de encerramento do Mês da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco. O evento reuniu empresários, autoridades e representantes do setor produtivo, para celebrar os avanços da indústria acreana e os esforços conjuntos entre governo e iniciativa privada.

A solenidade marcou o encerramento de uma extensa programação técnica promovida ao longo do mês, com seminários, rodadas de negócios e encontros estratégicos que reforçaram a importância da indústria para o desenvolvimento econômico e social do Acre. O governo estadual, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apoiou integralmente as ações realizadas em parceria com a Fieac.

Em seu discurso, o governador Gladson Camelí ressaltou o papel estratégico do ramo na geração de empregos e na redução das desigualdades sociais. “A indústria é a locomotiva que conduz o trem do desenvolvimento. Nosso governo tem buscado incentivar cada vez mais esse setor, por meio de políticas fiscais modernas, diálogo constante e apoio institucional”, afirmou.

Camelí destacou ainda os principais avanços alcançados ao longo de sua gestão, como a ampliação do sublimite do Simples Nacional, a criação da Lei nº 3.495/2019, que permite redução de 85% a 95% no ICMS para empresas incentivadas, e o fortalecimento do programa Comprac, voltado à aquisição de produtos de empresas locais. Segundo o gestor, mais de R$ 130 milhões já foram movimentados em compras governamentais desde a criação do programa.

“Temos atualmente 170 indústrias com concessões ou doações de terrenos, 129 com incentivos tributários e mais de R$ 140 milhões concedidos em isenções fiscais. Isso mostra nosso compromisso com quem acredita e investe no Acre”, observou.

Perspectivas otimistas

O presidente da Fieac e deputado federal José Adriano Ribeiro também fez um balanço positivo da programação e destacou o momento promissor que o setor atravessa. “A comemoração do Mês da Indústria é sempre uma oportunidade de celebrar conquistas. Este ano tivemos diversas inaugurações e retomamos a tradicional Corrida da Indústria, fortalecendo o vínculo com a sociedade”, disse.

Segundo José Adriano, o Acre vive atualmente um ciclo de desenvolvimento que poderá representar os “dez melhores anos das últimas cinco décadas”, impulsionado por melhorias em infraestrutura logística, como a conclusão do anel viário de Rio Branco e a presença de investimentos internacionais, especialmente da China.

“Com a conclusão do anel viário prevista para o próximo ano e a mudança no cenário geopolítico global, o Brasil — e o Acre, por sua localização estratégica — se tornam portas de entrada para grandes oportunidades”, avaliou.

Reconhecimento e união

O jantar contou com a presença de dezenas de empresários, lideranças industriais, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de outras federações do Norte. Ao longo do evento, foram destacados os resultados concretos das políticas de incentivo implementadas, que hoje beneficiam mais de 200 indústrias em todo o estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre fecha 2023 com redução de 45% no número de focos de queimadas

Jamile Romano

Tanízio Sá desiste de disputar presidência do MDB no Acre, e Vagner Sales deve ser escolhido por consenso

Kevin Souza

Divulgados os locais de votação para eleição de juiz de paz marcada para 30 de novembro

Redacao

Petecão propõe projeto para preservação e navegabilidade dos rios da Amazônia

Marcio Nunes

Pedido de Ajuda : Thiago Teles e família

Jamile Romano

Sol forte e calor atingem o Acre nesta quarta-feira (16), diz Censipam

Jamile Romano