22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli acompanha obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo

Publicado em 10/01/2025

O governador Gladson Cameli realizou, na tarde desta sexta-feira, 10, uma visita às obras de recuperação e manutenção da Passarela Joaquim Macedo, localizada no Centro de Rio Branco. A intervenção, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), busca restaurar a estrutura, comprometida pelas intensas movimentações do solo provocadas pelos ciclos de cheia e seca extrema do Rio Acre.

O objetivo principal da obra é garantir a segurança dos pedestres que utilizam a passarela diariamente, além de ampliar a durabilidade da estrutura. Entre os serviços realizados estão a instalação de uma estrutura metálica tubular, escavações para a execução de blocos auxiliares de apoio provisório e o macaqueamento da estrutura, processos fundamentais para reforçar a passarela antes do período de cheia do rio.

Durante a visita, o governador destacou a importância do trabalho e o compromisso do governo em garantir a entrega da obra no menor tempo possível. “É uma obra de extrema importância, e toda a equipe, por meio do Deracre, está empenhada em não perder um dia sequer de trabalho, para concluirmos essa recuperação o quanto antes. É no dia a dia que enfrentamos os desafios”, afirmou Gladson Cameli.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanhou a visita e ressaltou que as obras seguem dentro do cronograma previsto, mesmo diante das dificuldades impostas pelas oscilações do Rio Acre. “Estamos trabalhando agora na sustentação da estrutura para evitar problemas futuros. Após essa fase, iniciaremos a contenção da encosta. Ontem, por exemplo, o nível do rio subiu e tivemos que suspender a concretagem, mas continuamos as atividades na cabeceira. Não paramos os trabalhos de jeito nenhum”, explicou.

Próximas etapas e desafios

As próximas etapas da obra incluem o reforço do pilar localizado no Primeiro Distrito, o chumbamento de barras de alta resistência e a mobilização de equipamentos para instalação de estacas pranchas, que ajudarão a estabilizar o solo. O cercamento da área de obras já está quase concluído, garantindo segurança tanto para os trabalhadores quanto para a população.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado institui Programa Nota Premiada Acreana com premiação em dinheiro para cidadão e entidades sociais

Raimundo Souza

Governo divulga convocação para provas objetivas e discursivas do concurso da Educação

Jamile Romano

Governo do Acre e Floresta+ Amazônia realizam mutirão de regularização ambiental e ampliam acesso a pagamento por serviços ambientais

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de apoio aos bairros afetados pelas fortes chuvas

Marcio Nunes

Céu da Gameleira se transforma em painel de luzes com show tecnológico de drones em Rio Branco

Raimundo Souza

Mailza Assis visita Secretaria de Educação e reforça compromisso com a qualificação dos servidores e o ensino no Acre

Marcio Nunes