25.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador do Acre decreta situação de emergência por conta da falta de chuvas e seca extrema

Atualizada em 11/06/2024 08:48

O governador Gladson Cameli, decretou na edição do Diário Oficial do Acre desta terça-feira (11), situação de emergência ambiental em decorrência da redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, prejuízos sociais e econômicos, e riscos de incêndios florestais em todos os municípios do estado.

Segundo o decreto, o governo levou em consideração uma nota técnica apresentada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Segundo o texto, a previsão para os próximos meses é de uma tendência de redução da precipitação de chuvas, com o aumento de temperaturas e a queda do percentual da umidade relativa do ar.

Nele o governo ainda apresenta os dados mapeados pela equipe técnica do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, que apontam que os rios do Estado tendem a apresentar cotas mínimas inferiores às cotas baixas de alerta e alerta máximo nos próximos meses.

O decreta também destaca ainda uma série de prejuízos que o Estado deverá enfrentar com a seca extrema prevista para 2024. Entre elas, a dificuldade relacionada às atividades de navegação e transporte de alimentos e pessoas e isolamento.

Artigos Relacionados

Friagem deve prevalecer com força em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeita de Brasiléia se emociona em discurso durante reunião com ministros do governo federal

Jamile Romano

Obra de duplicação da AC-405 avança com trabalho do Deracre

Marcio Nunes

Na madrugada Câmara aumento do salário dos secretários de Rio Branco para R$ 28 mil

Jamile Romano

Obras de manutenção para readequação da ala de UTI da Fundhacre seguem a todo vapor

Marcio Nunes

Governador anuncia concurso público da Sefaz com 164 vagas

Marcio Nunes