25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador defende alternativas sustentáveis como pilares do desenvolvimento econômico do Acre

Atualizada em 22/05/2025 16:26

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta quinta-feira, 22, em Rio Branco, da abertura das sessões de trabalhos técnicos da 15ª Reunião da Força-Tarefa do Fundo Verde para o Clima (GCF Task Force, Green Climate Fund em inglês). Em seu discurso, o chefe de Estado e presidente da GCF destacou que este é o momento de os olhos se voltarem ao protagonismo do Acre e da Amazônia na área do desenvolvimento sustentável e bioeconomia.

“A Força-Tarefa tem, entre suas missões, a de garantir diálogo e, sobretudo, resultados das nossas estratégias subnacionais para ascensão da nova economia florestal, e dessa maneira destacar a liderança e o protagonismo das nossas ações pela defesa do meio ambiente, traduzindo discursos em práticas e geração de oportunidades econômicas para a sobrevivência humana”, disse.

Todos os debates e tratativas dos representantes de 43 estados subnacionais de 11 países, responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta, serão levados a discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro.

Na quarta-feira, 22, comitivas da GCF Task Force estiveram em diversas rotas pelo Alto Acre e também na capital, conhecendo modelos que unem preservação e progresso econômico, oportunidade que representa, com mais precisão, como é viver na Amazônia.

Camelí também enfatizou que este é um momento para um intercâmbio fundamental e que as melhores pautas sejam tratadas na COP30: “Agradeço a presença de todos os governadores que visitam o Acre e aqui estão para contribuir significativamente para as discussões acerca do tema da Nova Economia Florestal em cada um dos seus estados e, desta maneira, influenciar suas regiões com a consciência ambiental que tanto buscamos”.

Comunidades fortalecidas e com vozes

O governante complementou dizendo ainda que essa colaboração que reúne parceiros governamentais, privados e da sociedade civil organizada, entre eles o consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, tem fortalecido a atuação de organizações indígenas e de comunidades tradicionais, tornando-as as vozes para implementação de princípios orientadores da GCF no Brasil.

“Além do papel de conscientizador, todos nós que fazemos parte dessa aliança global que visa consolidar a economia de base florestal precisamos apresentar resultados dos trabalhos técnicos realizados ao longo das nossas reuniões, projetando a atuação da força-tarefa de governadores para a COP30”, frisou.

O governador ressaltou ainda que o uso sustentável dos recursos naturais não se limita a discursos ou narrativas para impressionar parceiros e financiadores, mas a uma verdadeira mudança de mentalidade e comportamento humano que nasça de um espírito colaborativo e comprometido com a sobrevivência das atuais e futuras gerações.

“Se a Nova Economia Florestal, assim como toda alternativa de subsistência do homem, vem da terra e de seus elementos, é necessário assumirmos a liderança que compete a cada um de nós, e assim fomentarmos os eixos da bioeconomia, a restauração de áreas degradadas, a infraestrutura natural e a intensificação produtiva, posicionando cada um dos membros da força-tarefa da GCF na vanguarda de um modelo inovador, próspero e permanente para todo o mundo”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Viaduto Mamedio Bittar avança com 27 pilares prontos e início da etapa de aterro em Rio Branco

Jamile Romano

Em meio a crescimento do rebanho bovino, AC prevê R$ 200 milhões em investimentos no setor de proteína animal

Jamile Romano

Artesã do Acre é selecionada para compor catálogo de artesanato internacional

Raimundo Souza

Governo do Acre celebra mais de R$ 200 milhões em investimentos na indústria de proteína animal

Raimundo Souza

Roberto Duarte pede CPI do Pé-de-Meia e impeachment de Lula

Jamile Romano

Estado promove melhorias no Parque Industrial de Rio Branco

Jamile Romano