30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governador defende alternativas sustentáveis como pilares do desenvolvimento econômico do Acre

Publicado em 22/05/2025

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta quinta-feira, 22, em Rio Branco, da abertura das sessões de trabalhos técnicos da 15ª Reunião da Força-Tarefa do Fundo Verde para o Clima (GCF Task Force, Green Climate Fund em inglês). Em seu discurso, o chefe de Estado e presidente da GCF destacou que este é o momento de os olhos se voltarem ao protagonismo do Acre e da Amazônia na área do desenvolvimento sustentável e bioeconomia.

“A Força-Tarefa tem, entre suas missões, a de garantir diálogo e, sobretudo, resultados das nossas estratégias subnacionais para ascensão da nova economia florestal, e dessa maneira destacar a liderança e o protagonismo das nossas ações pela defesa do meio ambiente, traduzindo discursos em práticas e geração de oportunidades econômicas para a sobrevivência humana”, disse.

Todos os debates e tratativas dos representantes de 43 estados subnacionais de 11 países, responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta, serão levados a discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro.

Na quarta-feira, 22, comitivas da GCF Task Force estiveram em diversas rotas pelo Alto Acre e também na capital, conhecendo modelos que unem preservação e progresso econômico, oportunidade que representa, com mais precisão, como é viver na Amazônia.

Camelí também enfatizou que este é um momento para um intercâmbio fundamental e que as melhores pautas sejam tratadas na COP30: “Agradeço a presença de todos os governadores que visitam o Acre e aqui estão para contribuir significativamente para as discussões acerca do tema da Nova Economia Florestal em cada um dos seus estados e, desta maneira, influenciar suas regiões com a consciência ambiental que tanto buscamos”.

Comunidades fortalecidas e com vozes

O governante complementou dizendo ainda que essa colaboração que reúne parceiros governamentais, privados e da sociedade civil organizada, entre eles o consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, tem fortalecido a atuação de organizações indígenas e de comunidades tradicionais, tornando-as as vozes para implementação de princípios orientadores da GCF no Brasil.

“Além do papel de conscientizador, todos nós que fazemos parte dessa aliança global que visa consolidar a economia de base florestal precisamos apresentar resultados dos trabalhos técnicos realizados ao longo das nossas reuniões, projetando a atuação da força-tarefa de governadores para a COP30”, frisou.

O governador ressaltou ainda que o uso sustentável dos recursos naturais não se limita a discursos ou narrativas para impressionar parceiros e financiadores, mas a uma verdadeira mudança de mentalidade e comportamento humano que nasça de um espírito colaborativo e comprometido com a sobrevivência das atuais e futuras gerações.

“Se a Nova Economia Florestal, assim como toda alternativa de subsistência do homem, vem da terra e de seus elementos, é necessário assumirmos a liderança que compete a cada um de nós, e assim fomentarmos os eixos da bioeconomia, a restauração de áreas degradadas, a infraestrutura natural e a intensificação produtiva, posicionando cada um dos membros da força-tarefa da GCF na vanguarda de um modelo inovador, próspero e permanente para todo o mundo”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudo aponta resposta fragmentada e instável do Acre durante a crise da Covid-19

Kevin Souza

Num acidente ocorrido na BR-364, uma criança de 9 anos perdeu a vida e seus familiares ficaram feridos.

Raimundo Souza

Coordenadoras do projeto Mulheres que Transformam debatem com governo fortalecimento do empreendedorismo feminino

Jamile Romano

Alan Rick vota acompanhado da família, do suplente Gemil Júnior e abraça Alysson e Bocalom

Marcio Nunes

Sebrae promove seminário para setor automotivo em Rio Branco

Jamile Romano

SUS completa 35 anos com histórias de vida transformadas no Acre

Raimundo Souza