24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador celebra o amor ao lado de mais de 300 casais durante casamento coletivo na Expoacre: ‘Emocionado’

Um momento para entrar na história: a celebração que marcou os 50 anos da Expoacre, em Rio Branco, e as três décadas do Projeto Cidadão, iniciativa que promove cidadania e acessibilidade para milhares de acreanos ao longo dos anos. Reforçando seu discurso de que a feira do agronegócio é também uma celebração da família e do reencontro, o governador Gladson Camelí participou da cerimônia que oficializou a união de 380 casais na noite de sábado, 2.

Governador participou de casamento coletivo na Expopacre e destacou importância do amor. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O que desejo de coração é que este momento sirva de exemplo para as pessoas, mostrando que a união faz a força. Me sinto emocionado, porque mostra que isso não é apenas uma feira de agronegócio, mas também é um momento de reunir as famílias e reencontrar as pessoas. Além disso, celebramos esse projeto que ajuda a levar o Estado de Direito a quem precisa. Precisamos criar essas pontes”, destacou.

O Projeto Cidadão é um elo entre o Executivo, o Judiciário e diversos atores governamentais, promovendo a desburocratização. No caso do casamento coletivo, oferece aos casais segurança jurídica e acesso à formalização da união.

“Precisamos celebrar cada matrimônio que está sendo legitimado aqui hoje perante Deus e os homens e mais uma vez declarar nossa gratidão pela decisão de cada casal que escolheu formar um lar e honrá-lo com amor, paz e sabedoria, consciente de que somente por meio da fé em Deus é possível manter o afeto, a união e a prosperidade em cada coração”, pontuou.

União marca os 30 anos de Projeto Cidadão e 50 anos de Expoacre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Elo forte pela população

O desembargador Samuel Evangelista ressaltou a importância das parcerias que tornam possível esse momento simbólico e significativo para tantos casais. “São 30 anos de prestação de serviço que o Projeto Cidadão faz, promovendo inclusão de pessoas. Você imagina, nós hoje estamos tendo aqui com a união de quase 400 casais, mas para chegar aqui, existe uma burocracia, existe custo e, graças à parceria que nós temos com vários outros, com o governo do Estado do Acre, que é o nosso principal parceiro, a gente facilita a vida do cidadão”, explica.

Ele define a união coletiva como uma das tradições mais fortes da Expoacre, por mobilizar casais, famílias e visitantes da feira, em uma cerimônia repleta de emoção e significado.
“É uma honra para todos nós. Estamos aqui nesses 50 anos da Expoacre, já agradeci ao governo do Estado por ter aberto esse espaço, até porque o governo do Estado é o nosso principal parceiro. É ele que, ao longo desses 30 anos, tem nos auxiliado, tem nos ajudado, e cedendo, inclusive, esse espaço no dia de hoje”, pontua.

Lucila realizou o sonho de casar de noiva e é uma festa única. Foto: Diego Gurgel/Secom

Realizando sonhos

Para Lucila do Nascimento, o dia foi marcado pelas “primeiras vezes”. Aos 67 anos, ela nunca havia ido a um salão para fazer penteado e maquiagem profissional, um sonho da juventude que se materializou no véu e na grinalda. Revivendo os planos dos 18, entrou de branco para selar a união com Manoel Francisco da Silva.

“Estou muito feliz por esse momento, porque a gente não tem condição de pagar a papelada do casamento, então esse casamento coletivo foi muito importante. Estamos há quase três anos juntos e essa é a realização do meu sonho de jovem, que nunca realizei, mas estou realizando agora. Não tenho nem palavras para agradecer”, disse.

Manoel vê o casamento como uma forma de eternizar a união e se disse feliz por realizar o sonho da companheira. “Estou muito feliz em poder realizar esse sonho junto com ela”, completou.

Casais dizem “sim” em dia dedicado ao amor na Expoacre, em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

‘Dia dedicado ao amor’

Luciene Moura Mesquita e Antônio Francisco da Silva estão juntos há 12 anos e viram no Casamento Coletivo a oportunidade de oficializar a união. “A gente já tem 12 anos, tem um filho e pra gente é motivo de alegria poder coroar essa jornada maravilhosa”, disse.

Francisco, por sua vez, não encontrou palavras para expressar o sentimento, mas garantiu que a felicidade superou qualquer nervosismo. “Tô muito feliz, espero poder casar nesse dia dedicado ao amor”, acrescentou.

Cerimônia foi marcada por emoção e muito amor, destacando a importância das parcerias para garantia dos direitos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Cesário Alves de Andrade não conteve as lágrimas durante toda a cerimônia. Após 24 anos de união, o momento foi de gratidão e muita emoção. Para Maria Rosineide Braga, sua companheira, o dia foi histórico.“Realizei meu sonho e espero que todos aqui sejam muito felizes com seus parceiros”, dedicou.

Vestidos a caráter, Ana Lúcia Alves e Tiago Conceição também oficializaram a união. Apaixonados pelo estilo country, encontraram na Expoacre o cenário ideal para dizer o tão esperado “sim”.
“Foi tudo maravilhoso, tudo muito lindo e tenho muita gratidão por poder participar desse momento, porque eu sonhava com isso. Há muitos anos aderimos esse estilo mais sertanejo e amamos que tivemos a oportunidade de casar, ainda mais na edição de 50 anos”, finaliza.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aulão de Redação do Pré-Enem Legal reúne estudantes e reforça preparação para o Enem em Rio Branco

Raimundo Souza

Cursos do Polo Digital abrem portas para a população na região da Baixada

Jamile Romano

Acre participa do 3º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para líderes e gestores da Polícia Civil, em Alagoas

Raimundo Souza

Cursos gratuitos oferecidos pela Agência de Negócios do Acre ampliam oportunidades profissionais

Jamile Romano

Secretaria Municipal de Educação forma coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental

Marcio Nunes

Rio Acre iguala 2º menor nível da história e fica a 5 centímetros da maior seca de Rio Branco

Jamile Romano