23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador avalia o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal: “O discurso diminuiu e a prática aumentou”

Atualizada em 12/04/2024 16:26

O governador do Acre, Gladson Cameli, avaliou como positivo o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado no estado nesta quinta, 11, e sexta-feira, 12. Após assinar os acordos de cooperação, Cameli falou com a imprensa e destacou a união com o Estado, União e Judiciário em prol do desenvolvimento sustentável.

Esta foi a primeira vez que o fórum teve uma câmara destinada a debater as causas dos Povos Indígenas.

“Precisamos estar unidos, cuidar da Amazônia, da região Norte, pensar nas pessoas para focar no futuro. E, com cada um fazendo a sua parte, a gente vai diminuir as diferenças. Também quero agradecer, de coração, a todos os que vieram de seus estados para o Acre, um estado que lutou para ser brasileiro”, disse o governador.

Gladson Cameli destacou a importância da união dos governadores para potencializar os investimentos para os estados da Amazônia.

“O discurso diminuiu e a prática aumentou. Ontem nós recebemos recursos do Fundo da Amazônia, sendo o primeiro estado a receber esse recurso, e estamos com várias articulações. O governo federal tem marcado presença e, com essa união, estamos focando nas pessoas”, destacou.

O fórum, segundo o chefe do Executivo, é a oportunidade para que os gestores possam debater possam debater as necessidades da Amazônia.

“Discutimos as faltas, as necessidades, a realidade de cada estado. O que nós não vamos permitir é que sejamos pautados por outros países, porque a soberania é nossa. Quem vive na Amazônia sabe os problemas que temos. Sabemos nossos deveres e precisamos focar no desenvolvimento e nas pessoas”, frisou.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que esses encontros são cruciais para o desenvolvimento da Amazônia.

“Através do fórum, nós vamos integrar as ações para o Acre, para todos os estados da Amazônia Legal, que são nove estados, com o trabalho, com programas, com investimentos de 24 ministérios. Aqui me alegrou muito a câmara indígena, que deve dar bons resultados”, destacou.

O 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal ocorreu entre quinta e sexta-feira, 11 e 12, no auditório do Detran, em Rio Branco. Pautas que envolvem desenvolvimento sustentável e preservação foram debatidas em diversas câmaras temáticas. O evento foi finalizado com a leitura da carta com os apontamentos.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Vendedores ambulantes aproveitam oportunidade de renda extra durante o Carnaval da Família

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco destaca avanço nas obras do Viaduto Mamedio Bittar

Jamile Romano

Saerb trabalha na recuperação de adutora no bairro Aviário

Marcio Nunes

Para preservar cultura e segurança alimentar, primeiro restaurante de comida Huni Kuin é inaugurado no Acre

Raimundo Souza

Acre reduz em 13% o número de mortes violentas

Jamile Romano

Homem condenado por tentativa de feminicídio é preso após romper tornozeleira no interior do Acre

Jamile Romano