25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador anuncia convocação de mais de 2,6 mil servidores aprovados no maior concurso da Educação a partir de dezembro

Na solenidade de entrega da Escola Estadual Rural Monte Alegre, em Rio Branco, o governador Gladson Camelí confirmou que, a partir de 5 de dezembro, começa a convocação de 2.612 professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE), considerado o maior já realizado no estado e pioneiro ao oferecer vagas para a Educação Especial.

“Nós vamos começar a nomear quase três mil novos professores que fizeram o concurso, em cinco fases. Vamos cumprir aquilo que sempre digo: fazer concurso, convocar e chamar. Quero dizer a todos os professores que fiquem tranquilos, porque precisamos cada vez mais de educar os acreanos e vamos seguir o cronograma da melhor forma”, destacou.

E informou que a primeira chamada será realizada em 5 de dezembro, com previsão de conclusão até 27 de fevereiro do próximo ano.

As chamadas serão em cinco etapas:

05/12/2025 — 713 convocados
Arte, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História e Filosofia

26/12/2025 — 586 convocados
Espanhol, Inglês, Português e Matemática

16/01/2026 — 78 convocados
Química e Sociologia

30/01/2026 — 500 convocados
Apoio Administrativo

27/02/2026 — 735 convocados
Braile, Educação Especial e Libras

O secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, afirmou que a convocação segue um processo organizado para que saia o mais rápido possível.

“Este é o maior concurso da história do Acre, com mais de 52 mil inscritos e 3 mil contratos efetivos. É uma marca histórica para o estado e para a Região Norte como um todo”, disse.

Segundo Carvalho, fatores como a estrutura dos laboratórios e a capacidade da junta médica influenciaram na definição das datas. “Durante esses dois meses, faremos chamadas a cada 20 dias para garantir que todos os 3 mil aprovados sejam convocados. Primeiro ocorre a matrícula, depois o professor é lotado conforme a necessidade de acompanhamento especializado do aluno”, explicou.

Estabilidade

O secretário destacou que a medida trará estabilidade à rede estadual de ensino, que hoje conta com mais de nove mil professores temporários.

“Infelizmente, para convocar efetivos, é necessário substituir temporários. Mas estamos falando de servidores públicos com contrato efetivo, o que representa uma perspectiva real de melhoria na qualidade da educação. Esses professores estarão conosco pelos próximos 15, 20, até 30 anos”, ponderou.

Questionado sobre o impacto financeiro da medida, Carvalho informou que o investimento anual será de R$ 269 milhões, a partir de 2027: “São 2,5 mil professores regentes e, pela primeira vez na história, 500 vagas destinadas à Educação Especial. Isso nunca havia acontecido antes. Foi no governo Gladson Camelí que realizamos esse concurso inédito”. O secretário reafirmou ainda o compromisso da gestão com a execução das obras e ações na área da educação.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado garante aluguel social por 90 dias às famílias acampadas no hall da Assembleia Legislativa do Acre

Raimundo Souza

Semana começa com calor intenso e possibilidade de chuvas isoladas no Acre

Kevin Souza

Segurança e Saúde do Estado fazem resgate de paciente em aldeia indígena de Assis Brasil

Jamile Romano

Governo do Acre divulga edital de convocação para repasse de emendas parlamentares estaduais

Raimundo Souza

Acre segue com previsão de chuvas nesta quinta-feira (10), diz Censipam

Jamile Romano

Por decisão do Tribunal Regional Federal, cai bônus de 15% para estudantes do curso de medicina da Ufac

Marcio Nunes