30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreEducaçãoGeral

Gladson anuncia datas da convocação dos 3 mil aprovados no concurso da Educação

Publicado em 25/11/2025

O governador Gladson Cameli, ao lado do secretário de Educação Aberson Carvalho, anunciou nesta terça-feira (25) o cronograma de convocação dos mais de 3 mil aprovados no maior concurso público já realizado pela Educação do Acre.

A medida, segundo o governo, representará um impacto financeiro anual de R$ 269 milhões.

Durante coletiva de imprensa, Cameli afirmou que a convocação cumpre uma promessa feita ainda na campanha.
“Estamos entregando o que sempre defendi: valorizar a educação, cuidar dos serviços públicos e dos nossos servidores. Determinei ao Aberson que cumprisse tudo o que planejamos desde o início”, destacou o governador.


Convocação em cinco etapas

Devido ao grande número de aprovados e à logística necessária para atender todo o estado, o processo ocorrerá em cinco fases:

  1. 5 de dezembro – Professores de Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia e História.

  2. 26 de dezembro – Língua Espanhola, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

  3. 16 de janeiro – Professores de Química e Sociologia.

  4. 30 de janeiro – Apoio administrativo.

  5. 27 de fevereiro – Braille, Educação Especial e Libras.

O secretário Aberson Carvalho explicou que o escalonamento foi necessário diante da estrutura disponível.
“É uma operação que envolve todo o Estado, o maior concurso da história, com mais de 52 mil inscritos. A capacidade dos laboratórios e da junta médica nos levou a dividir em cinco datas. A primeira convocação será de cerca de 700 servidores”, afirmou.

Carvalho acrescentou que o intervalo entre as chamadas — cerca de 20 dias — permitirá ajustar o ensalamento, matrícula e lotação dos profissionais. “Nosso objetivo é que os 3 mil estejam convocados diretamente dentro desse período”, completou.


Substituição de temporários

O secretário reconheceu que a entrada dos aprovados acarretará a saída de parte dos profissionais temporários.
“Hoje temos mais de 9 mil professores temporários. Para chamar efetivos, é necessário substituir contratos. É um processo natural, mas estamos falando de servidores que ficarão conosco pelos próximos 15, 20 ou 30 anos, garantindo estabilidade e melhoria na qualidade da educação”, explicou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com sistema inovador, Xapuri passa a ter videomonitoramento e cerco eletrônico para fortalecer segurança no município

Raimundo Souza

Senac Acre participa do 8º Salão Nacional do Turismo

Jamile Romano

Alan Rick vota acompanhado da família, do suplente Gemil Júnior e abraça Alysson e Bocalom

Marcio Nunes

Governo celebra Dia do Policial Penal no Acre com corrida de rua

Raimundo Souza

Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual celebra Dia da Consciência Negra com atividade inclusiva e degustação de culinária afro-brasileira

Raimundo Souza

15 de agosto, dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

Raimundo Souza