30.3 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Gilmar Mendes veta repasse de dados do Coaf sem autorização judicial

Publicado em 25/08/2025

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (25) que o Ministério Público e as autoridades policiais não podem fazer a requisição direta de dados de inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem decisão judicial prévia.

A decisão foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, em outra liminar sobre o tema, reafirmar decisões judiciais que validaram as requisições de relatórios pelas autoridades investigatórias e impedir novas anulações.

As duas decisões sobre o tema são divergentes porque os ministros seguiram os entendimentos das turmas do STF às quais pertencem:

  • Moraes seguiu a jurisprudência da Primeira Turma, que valida o compartilhamento dos dados.
  • Mendes afirmou que deve prevalecer o entendimento da Segunda Turma, que proíbe o repasse sem decisão judicial.

Dessa forma, caberá ao plenário analisar a questão definitivamente. Não há data para julgamento da causa.

Dados sigilosos

Ao defender que a decisão judicial é necessária para compartilhamento de dados do Coaf, Gilmar Mendes disse que as decisões anteriores do STF não autorizaram o envio para as polícias e o MP.

Segundo o ministro, o Supremo não autorizou a requisição direta dessas informações sem prévia decisão judicial. Para Mendes, a troca de informações envolve dados financeiros sigilosos. Dessa forma, são necessários “padrões rigorosos de análise e controle”.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes manda suspender X no Brasil após empresa não cumprir intimação

Raimundo Souza

Lula ainda não reconhece Maduro como presidente eleito da Venezuela

Jamile Romano

Sena Madureira está entre cidades com emendas federais suspensas por suspeita de crime; caso será investigado pela PF

Kevin Souza

Governo já destruiu 20 milhões de ovos férteis para conter gripe aviária

Raimundo Souza

Lula escolhe Wellington César Lima e Silva para o Ministério da Justiça

Marcio Nunes

Produção de petróleo e gás atinge 4,921 milhões de barris em novembro

Kevin Souza