23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+

Publicado em 02/02/2025

Gestores do governo do Acre participaram da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) de Salvaguardas da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), presidido pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília (DF).

A presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e o secretário de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho, participaram da etapa de construção metodológica da minuta da resolução para Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI).

O objetivo do encontro é colher contribuições, de forma ampla e participativa, para definição das diretrizes  e recomendações, que serão incorporadas como sugestões à minuta de resolução das Consultas Livres Prévias e Informadas (CLPI).

Gestores e técnicos debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+. Foto: cedida

“Nesses dois dias estivemos à frente dessas discussões técnicas com uma série de representantes que fazem parte do GTT e pudemos avançar nas discussões para que depois,  seja colocado em plenário para a deliberação”, destaca Leonardo Carvalho.

A minuta irá nortear as etapas para implementação de programas de REDD+ e projetos de carbono florestal para adesão à Estratégia Nacional para REDD+ (ENREDD+) em terras públicas ocupadas por povos indígenas e comunidades tradicionais. O evento teve início na terça-feira, 28, e encerrou nesta quarta-feira, 29.

Contribuições serão incorporadas a minuta de resolução e submetida, ao plenário, para a deliberação. Foto: cedida

“Foi um momento muito importante, no qual pudemos debater amplamente sobre as diretrizes e elaboração dessa minuta, especialmente nesse momento que o Estado do Acre está conduzindo um processo das consultas públicas para revisão e atualização da repartição de benefícios do nosso sistema de REDD+ jurisdicional. Uma oportunidade impar de estarmos alinhados com as diretrizes nacionais”, ressalta Jaksilande Araújo.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre avança nos serviços finais do prédio onde funcionará sede própria do Procon

Jamile Romano

Pane na Oi deixa mais de 200 mil usuários sem internet no Acre

Jamile Romano

Acre terá sábado de calor intenso e chuvas isoladas em todo o estado

Raimundo Souza

Oportunidade : Energisa Acre está com vagas abertas

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre inaugura nova unidade em Rio Branco nesta segunda-feira

Jamile Romano

Estado do Acre é destaque da Política Nacional Aldir Blanc e aprova mais R$ 57 milhões para cultura

Jamile Romano