25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+

Publicado em 02/02/2025

Gestores do governo do Acre participaram da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) de Salvaguardas da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), presidido pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília (DF).

A presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e o secretário de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho, participaram da etapa de construção metodológica da minuta da resolução para Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI).

O objetivo do encontro é colher contribuições, de forma ampla e participativa, para definição das diretrizes  e recomendações, que serão incorporadas como sugestões à minuta de resolução das Consultas Livres Prévias e Informadas (CLPI).

Gestores e técnicos debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+. Foto: cedida

“Nesses dois dias estivemos à frente dessas discussões técnicas com uma série de representantes que fazem parte do GTT e pudemos avançar nas discussões para que depois,  seja colocado em plenário para a deliberação”, destaca Leonardo Carvalho.

A minuta irá nortear as etapas para implementação de programas de REDD+ e projetos de carbono florestal para adesão à Estratégia Nacional para REDD+ (ENREDD+) em terras públicas ocupadas por povos indígenas e comunidades tradicionais. O evento teve início na terça-feira, 28, e encerrou nesta quarta-feira, 29.

Contribuições serão incorporadas a minuta de resolução e submetida, ao plenário, para a deliberação. Foto: cedida

“Foi um momento muito importante, no qual pudemos debater amplamente sobre as diretrizes e elaboração dessa minuta, especialmente nesse momento que o Estado do Acre está conduzindo um processo das consultas públicas para revisão e atualização da repartição de benefícios do nosso sistema de REDD+ jurisdicional. Uma oportunidade impar de estarmos alinhados com as diretrizes nacionais”, ressalta Jaksilande Araújo.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governadora em exercício Mailza Assis participa de inauguração da ponte do Judia

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco oferece assistência à mulher vítima de violência e tentativa de estupro ocorrido nas dependências do Horto Florestal

Raimundo Souza

Processos seletivos do Ieptec com vagas para docentes e tutores-docentes da saúde têm inscrições prorrogadas

Marcio Nunes

Na sexta-feira, 2 de maio, a prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo

Raimundo Souza

Polícia Civil participa do 3° Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Raimundo Souza

Durante o Outubro Rosa, mulheres podem agendar exames preventivos na OCA

Jamile Romano