24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Fux vota para absolver dois réus do 8 de Janeiro por crimes contra a democracia

(Por G1 — Brasília)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou na última  quinta-feira (25) seus votos em dois processos de réus acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

No primeiro caso, Fux defendeu a absolvição de Cristiane Angélica Dumont Araújo, acusada de participar das invasões ao Palácio do Planalto e ao Congresso.

Para o ministro, as imagens não mostram qualquer indício de que a ela tenha danificado bens públicos. Fux destacou ainda que os elementos colhidos no processo contradizem a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apontou os crimes de crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de bem tombado.

Já no segundo processo, Fux votou para condenar Lucimário Benedito Decamargo Gouveia a 1 ano e 6 meses de prisão por deterioração de patrimônio tombado. A PF encontrou vídeos dele invadindo o Palácio do Planalto.

O ministro votou contra a condenação nos demais crimes, por entender que não há provas de que o réu tenha aderido a um plano golpista.

Apesar das divergências de Fux, a Primeira Turma do STF já formou maioria para condenar os dois réus a 14 anos de prisão, nos termos do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Os demais ministros entenderam que os dois réus cometeram os crimes apontados pela PGR.

A posição jurídica de Fux nesses casos é a mesma que ele adotou no julgamento do núcleo crucial da trama golpista, quando a Primeira Turma decidiu condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus por pelos cinco crimes. Fux votou para condenar o ex-ministro Braga Netto e o delator Mauro Cid pelos crimes contra o Estado, mas não os demais réus.

Em julgamentos anteriores do 8 de Janeiro, pelo contrário, Fux havia votado para condenar os réus pelos crimes de ataque à democracia.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador 2025 com foco na emergência climática

Marcio Nunes

Amcham escreve à Casa Branca e alerta sobre prejuízo com tarifas ao Brasil

Jamile Romano

Mais de 3,3 mil pessoas querem acompanhar julgamento de Bolsonaro

Kevin Souza

Destaque na Educação: Lula Sanciona Sistema Nacional de Educação com Autoria de Socorro Neri

Raimundo Souza

Pacheco diz que cabe ao Judiciário avaliar se atuação de Moraes pode anular provas

Raimundo Souza

Moraes nega devolução de passaporte a Bolsonaro e o impede de ir aos EUA

Jamile Romano