25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Funtac encerra 2024 com fortalecimento de ações tecnológicas e inovadoras em defesa da bioeconomia e sustentabilidade

A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) tem sua origem no pioneirismo, visando produzir soluções tecnológicas, priorizando o uso sustentável dos recursos naturais locais, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. Dessa forma, a instituição sempre está envolvida em iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da região.

Em 2024, a entidade realizou diversas atuações que, juntas, somam a busca pelo fortalecimento inovador do estado acreano. Entre elas, está a realização do Fórum de Bioeconomia da Amazônia, que teve sua segunda edição neste ano.

Com o tema “Consolidando os Ativos Bioeconômicos junto à Agricultura Familiar para o Mercado Global”, a ação teve como objetivo aprofundar as discussões e colaborações para promover o desenvolvimento sustentável, econômico, social e tecnológico da região, por meio do modelo de produção.

“2024 foi um ano de novas conquistas para a Funtac. Levando em conta que uma Fundação de Tecnologia precisa sempre inovar. Assim, conseguimos avançar em muitas de nossas ações, como o Fórum de Bioecomomia da Amazônia, pois acreditamos que as cadeias produtivas do Acre são pilares defendidos pela gestão do Estado e por nós, assim como a construção civil e pesquisas, todas realizadas em prol do desenvolvimento tecnológico de nossa região”, afirma a diretora de Planejamento da Funtac, Mirla Miranda.

Expandindo a atuação da Funtac, foi realizado em Cruzeiro do Sul o 1º Encontro dos Atores da Sociobiodiversidade, que reuniu protagonistas importantes que atuam nas cadeias produtivas agroflorestais, além de contar com a presença de organizações da sociedade civil dos segmentos do látex nativo, óleos vegetais, sementes florestais, cacau, entre outros, objetivando ampliar as discussões e capacitações voltadas para temáticas que contribuem com o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade.

A fim de incentivar cada vez mais os bionegócios, a instituição realizou a Oficina de Mídias Sociais para técnicos, gestores municipais e representantes das comunidades atendidas na regional do Juruá, buscando fortalecer o crescimento e desenvolvimento de cooperativas e associações.

Além desses eventos, a Funtac fez nos dias 5 e 6 de dezembro, o 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre, reunindo profissionais que atuam na cadeia produtiva de sementes florestais nativas, representantes de instituições governamentais, ONGs, instituições de pesquisa e sociedade civil, buscando impulsionar este mercado e promover a conservação e restauração da biodiversidade da região.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senado aprova o relatório de Petecão que premia profissionais da Segurança Pública

Jamile Romano

Bebê encontrado com vida após ser dado como morto na Maternidade Bárbara Heliodora

Raimundo Souza

Sesacre realiza ação de conscientização com distribuição de kits para prevenção de ISTs no período de carnaval

Raimundo Souza

Governo avança nas obras do Complexo Viário da Avenida Ceará e anuncia data de conclusão das obras

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco decreta situação de emergência na área da ETA I

Jamile Romano

Em reunião no Palácio; Gladson e Bocalomdiscutem limpeza do Rio Acre e parcerias estratégicas

Marcio Nunes