24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fundhacre recebe autorização para realizar transplantes de tecido musculoesquelético

Em mais uma conquista para a saúde pública do Acre, a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), do Ministério da Saúde, publicou nesta quarta-feira, 8, a Portaria Saes/MS nº 2.363, de 19 de dezembro de 2024, que concede autorização à Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) para realizar transplantes de tecido musculoesquelético.

Conforme a portaria, o complexo hospitalar está autorizado a realizar tanto a retirada de órgãos e tecidos quanto o transplante de tecido musculoesquelético. A habilitação era pleiteada desde o ano passado e representa um marco para o estado, somando-se ao trabalho já desenvolvido na unidade, que realiza transplantes renais, hepáticos e de córnea, fortalecendo a Fundhacre como referência na região.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou que a autorização é um “marco histórico” para o Acre. “Pela primeira vez, poderemos realizar transplantes de tecido musculoesquelético no nosso estado, garantindo que os cidadãos tenham acesso a tratamentos de alta complexidade sem precisar sair da região. Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de excelência e em fortalecer a nossa rede de saúde especializada”, destacou.

A autorização reflete o fortalecimento da rede de atenção especializada no Acre. A Fundhacre tem investido em infraestrutura e capacitação profissional para atender às demandas da população com excelência. Segundo a direção do hospital, a habilitação para transplantes de tecido musculoesquelético é um passo importante para consolidar a instituição como referência em alta complexidade.

“Estamos prontos para dar esse importante passo”, disse a presidente da Fundhacre, Soron Steiner. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Esse é um momento de orgulho para toda a equipe da Fundhacre. A autorização para realizar transplantes de tecido musculoesquelético demonstra o reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e a inovação na assistência à saúde. Estamos prontos para dar esse importante passo e atender às necessidades da população acreana com ainda mais dedicação”, afirmou Soron Steiner, presidente da Fundhacre.

O que são e qual a importância dos tecidos musculoesqueléticos?

Os tecidos musculoesqueléticos compreendem estruturas como ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, essenciais para o funcionamento do sistema locomotor. Transplantes desse tipo podem ser utilizados para tratar pacientes com lesões graves, fraturas complexas, doenças degenerativas e sequelas de acidentes, promovendo reabilitação e qualidade de vida.

A realização de transplantes no próprio estado reduz a necessidade de deslocamentos para outras regiões, diminuindo custos e desgaste emocional para os pacientes e suas famílias.

Além da autorização para realizar transplantes de tecido musculoesquelético, o Ministério da Saúde também renovou a autorização para que a unidade continue realizando transplantes de fígado, por meio da Portaria Saes/MS nº 2.366, de 19 de dezembro de 2024.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Jarude denuncia irregularidades na contratação de professores temporários

Marcio Nunes

TJAC inova peticionamento eletrônico com Inteligência Artificial para distribuição mais rápida de processos

Jamile Romano

Massa de ar seco limita nebulosidade, mas há possibilidade de chuvas isoladas nesta terça-feira (8) no AC

Jamile Romano

Apoio do Sebrae fortalece produção de cafés especiais e garante destaque a produtores no Qualicafé 2025

Marcio Nunes

Inscrições para concurso público para servidores efetivos do TJAC abrem nesta quarta-feira, 7

Jamile Romano

Prefeitura entrega certificados aos novos profissionais no ramo de alimentação pelo Senac

Marcio Nunes