24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fundhacre participa de integração ensino-serviço para futuros médicos com palestras sobre normas e rotinas do complexo hospitalar

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu, nesta sexta-feira, 19, uma qualificação para os alunos do curso de Medicina que iniciarão seus estágios no Complexo Hospitalar da instituição.

Estudantes de Medicina receberam orientações detalhadas sobre protocolos hospitalares. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A palestra aconteceu no auditório do Centro Universitário Uninorte, em colaboração com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Resíduos Sólidos da Fundação.

Os participantes receberam orientações sobre normas e rotinas do hospital, serviço de controle de infecção hospitalar, segurança do paciente e descarte de resíduos, bem como o manejo de eventos adversos e a implementação de protocolos assistenciais.

Qualificação faz parte do cronograma de preparação para o internato médico. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O objetivo é orientar os estudantes que iniciarão o internato médico no serviço assistencial da Fundhacre, para que compreendam as normas, rotinas das práticas e os protocolos necessários para uma atuação segura, tanto para o aluno, quanto para o paciente.

Natasha Volpati, coordenadora do NEP, falou sobre a importância da ação como parte do compromisso da Fundhacre em integrar serviço e ensino. “Esta iniciativa não apenas acolhe os alunos em nosso ambiente hospitalar, mas também os equipa com o conhecimento necessário para começar suas práticas com segurança e responsabilidade”, destacou Volpati.

Vanessa Lima, coordenadora do NSP na Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Vanessa Lima, enfermeira e coordenadora do NSP, complementou: “Foi uma oportunidade para discutir normas, rotinas e boas práticas relacionadas à segurança do paciente, conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica e profissional dos estudantes”.

A qualificação faz parte do cronograma de preparação dos novos estagiários, fortalecendo a parceria entre a Fundhacre e as instituições de ensino superior locais. Com o apoio dos diversos núcleos especializados da Fundação, a expectativa é que os alunos possam aplicar esses conhecimentos de forma eficaz no dia a dia hospitalar.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre marca presença em eventos internacionais para fortalecimento da relação fisco-contribuinte

Jamile Romano

Eduardo Velloso destina R$ 1 milhão para a Ufac; Mestrado em Xapuri é prioridade

Jamile Romano

Bocalom anuncia três novas obras que modificarão o cenário urbano no Centro de Rio Branco

Marcio Nunes

OCA realiza encontro de líderes com delegados da Polícia Civil do Estado

Raimundo Souza

Casos de SRAG mantêm Acre em estado de atenção, alerta Fiocruz

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de saúde para homens e de combate às hepatites virais

Marcio Nunes