30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fundhacre oferta exame diagnóstico do câncer de próstata a servidores e reforça importância do autocuidado masculino

Atualizada em 15/11/2024 13:13

Em uma ação de cuidado e valorização dos servidores, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou, na quinta-feira, 14, uma ação voltada para a saúde do homem, com a realização de exames de PSA. O exame, que detecta alterações indicativas de câncer de próstata, foi oferecido a todos os funcionários com idade a partir de 35 anos, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.


Exame foi ofertado aos funcionários com idade a partir de 35 anos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, ressaltou a importância da iniciativa, não apenas para a saúde dos servidores, mas também como um incentivo à prevenção. “Agradecemos aos servidores não só por terem vindo fazer o exame e cuidarem da saúde, mas também por nos darem essa oportunidade de conscientizar a população. Quando divulgamos uma ação como essa, estamos reforçando a importância de prevenir o câncer de próstata. Nosso agradecimento a todos pela parceria e confiança”, destacou Steiner.

 
Presidente Soron Steiner agradeceu a todos pelo envolvimento na ação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A ação faz parte das atividades do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (NASTT) da Fundhacre, e é promovida durante o mês do Novembro Azul, campanha voltada à conscientização da saúde masculina. “Com essa iniciativa, buscamos valorizar nossos servidores. Sabemos que o exame, se feito na rede privada, teria um custo considerável. Estamos aqui para incentivá-los a fazer o PSA, pois a prevenção é fundamental. Obrigada a todos que participaram e estão cuidando da saúde”, declarou Aglanair Pascoal, coordenadora da Divisão de Apoio Diagnóstico da Fundhacre.


Iniciativa faz parte das atividades da campanha de Novembro Azul. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para José Augusto Marques, servidor da Fundhacre, a oportunidade de fazer o exame na instituição é um gesto de cuidado com a própria saúde. Aos 53 anos, ele já realizou o PSA em outras ocasiões e entende a importância do exame. “É uma obrigação nossa, que temos essa idade, nos prevenir contra o câncer de próstata, que é uma doença muito agressiva. Os sintomas, geralmente, aparecem quando a doença já está avançada, então é importante correr atrás enquanto é cedo”, afirmou o servidor.


José Augusto realiza o exame regularmente, por conta da idade. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O exame de PSA é feito com uma amostra de sangue e mede os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Esse exame ajuda a detectar o câncer de próstata, mas também pode identificar problemas como a hiperplasia benigna, que é o aumento natural da glândula, e a prostatite, uma inflamação que causa desconforto. É um jeito simples e eficiente de cuidar da saúde do homem e prevenir doenças antes que se tornem mais graves. Na Fundhacre, o exame de PSA é realizado regularmente para todos os pacientes, mediante solicitação médica.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Mailza Assis recebe almirante da Marinha para tratar da criação de uma base no Acre

Marcio Nunes

Grupo Especial de Operações em Fronteiras do Acre completa cinco anos de combate ao crime

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli decreta ponto facultativo nesta quinta

Jamile Romano

Com 46 mil inscritos, governo do Acre realiza o concurso público da Educação neste domingo

Raimundo Souza

Devido às condições climáticas adversas, voos são interrompidos no Acre

Raimundo Souza

80% defendem demissão de servidores por mau desempenho, mostra Datafolha

Raimundo Souza