23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Fundação de Amparo à Pesquisa divulga edital do programa de bolsas de iniciação científica júnior

Publicado em 18/06/2024

Buscando despertar a vocação nos estudantes para os campos das ciências e das carreiras tecnológicas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal (SNPA), lança o Edital N° 001/2024, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, “Jovem cientista da pesca artesanal”, voltado para professores, orientadores e estudantes da rede pública, que sejam pescadores artesanais ou filhos de pescadores artesanais.

Segundo o presidente da Fapac, Moisés Diniz, o projeto envolve todos os estados do Brasil e vai conceder bolsa de pesquisa para professores de escolas rurais, principalmente da Amazônia, e estudantes de ensino médio que sejam filhos de pescadores.

“A pesca artesanal dos rios, principalmente na Amazônia, nunca foi estudada, então, esse é um projeto inovador do governo federal e que a Fapac participa, considerando que o Acre é um estado com muitos rios e igarapés. Será inicialmente um programa pequeno, um piloto, com 48 bolsas, mais 12 bolsas de professores”, ressalta o presidente.

Os interessados podem se inscrever até o dia 1° de julho, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no Sistema de Informação e Gestão de Projetos da Fapac (SIGFAPAC), pelo endereço eletrônico: http://www.sig.fapac.ac.gov.br ou presencial, na sede da Fapac, assim como nos núcleos dos municípios de representação da Fapac.

Programa

O programa tem por objetivo selecionar propostas para a concessão de auxílio financeiro a projetos de pesquisa apresentados por professores do Ensino Médio e Fundamental da Rede Pública e de bolsas de Iniciação Científica Júnior voltadas para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública, que sejam pescadores e façam parte da juventude da pesca artesanal, incluindo a juventude indígena, visando apoiar atividades nos campos das ciências e carreiras tecnológicas, permitindo o avanço do conhecimento em temas ligados às realidades das comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, a partir das diversas áreas do conhecimento.

Sobre a participação de jovens indígenas, Moisés Diniz explica. “Quando foi concebido, ele não contemplava a presença de jovens indígenas, ou seja, indígenas filhos de pescadores, porque o indígena não tem a carteira de pescador. E fomos nós, da Fapac, do Acre, que convencemos o Ministério da Pesca a incluí-los no programa. Então, no Brasil inteiro, principalmente na Amazônia, esse programa vai atender também às comunidades indígenas”, frisou.

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Socorro Neri participa de reunião com a Ministra Marina Silva onde apresentou a Cartilha de Emendas Parlamentares 2025

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco define terrenos onde serão construídas unidades do Minha Casa Minha Vida

Jamile Romano

Deracre acelera asfaltamento da Estrada Dias Martins e já soma 1.200 toneladas aplicadas

Raimundo Souza

Estado institui força-tarefa para ajudar comunidades indígenas isoladas atingidas por enchente

Jamile Romano

Evento promovido pelo governo do Acre impulsiona o ecossistema local de inovação e abre caminho para novos investimentos e geração de empregos

Raimundo Souza

PGE lança Pesquisa de Reconhecimento da Sociedade

Redacao