A entrada de uma onda de frio polar muda o clima no Acre nesta terça-feira (29), trazendo queda nas temperaturas, ventos mais intensos e alta probabilidade de chuvas fortes em diversas regiões do estado. As informações são do pesquisador Davi Friale, em boletim publicado no site “O Tempo Aqui”.
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a frente fria chega logo nas primeiras horas do dia, tornando o tempo instável, nublado e com temperaturas mais baixas. A previsão indica chuva a qualquer momento, com possibilidade de pancadas intensas em áreas isoladas.
Os ventos sopram de forma contínua, com intensidade variando entre fraca e moderada, acompanhados por rajadas mais fortes vindas do sudeste. À noite, as temperaturas mínimas devem ficar entre 16 °C e 18 °C, enquanto as máximas durante o dia não devem passar de 26 °C. A umidade relativa do ar pode chegar a 95% no início da manhã e cair para até 60% no período da tarde.
No centro e oeste do estado, que incluem os municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o dia começa quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva localizadas. A partir do fim da tarde, a chegada da frente fria também provoca instabilidade e queda nas temperaturas. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pela manhã pode alcançar 100%, com ventos vindos do sudeste em intensidade fraca a moderada.
Veja a previsão de temperaturas para algumas cidades:
-
Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e entorno: mínimas entre 16 °C e 18 °C, máximas entre 24 °C e 26 °C
-
Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 17 °C e 19 °C, máximas de 29 °C a 31 °C
-
Tarauacá e Feijó: mínimas de 18 °C a 20 °C, máximas entre 28 °C e 30 °C
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 21 °C e 23 °C, máximas de até 33 °C
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 20 °C e 22 °C, máximas de 30 °C a 32 °C

