Uma onda de frio polar atinge o Acre nesta sexta-feira (5), provocando instabilidade no tempo em várias regiões do estado. A previsão é de chuvas intensas ao longo do dia, além de queda significativa nas temperaturas, especialmente nas microrregiões do leste e sul do estado.
De acordo com o portal O Tempo Aqui, o fenômeno também afeta áreas de Rondônia, sudeste, sul e sudoeste do Amazonas, além do Pantanal e regiões do sul e oeste do Mato Grosso. Também estão sob influência da frente fria as planícies da Bolívia e regiões de selva do Peru.
Regiões Leste e Sul com maior instabilidade
Nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a instabilidade será mais intensa, com previsão de chuvas fortes em pontos isolados e queda gradual de temperatura a partir do período da tarde. A umidade relativa do ar pode chegar a 100% nas primeiras horas do dia e se manter entre 60% e 70% durante a tarde. Ventos com rajadas moderadas a fortes, vindos do sudeste, também são esperados.
Centro e Oeste terão tempo abafado e pancadas de chuva
Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima permanece quente e úmido, com sol entre nuvens e possibilidade de pancadas passageiras de chuva, que podem ser intensas em algumas áreas. Os ventos sopram de forma leve, com variações entre norte, noroeste e nordeste. A umidade do ar ficará entre 55% e 65% à tarde.
Previsão de temperaturas por microrregião
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 19ºC e 21ºC; máximas entre 26ºC e 28ºC.
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 18ºC e 20ºC; máximas entre 26ºC e 28ºC.
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 19ºC e 21ºC; máximas entre 26ºC e 28ºC.
-
Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 20ºC e 22ºC; máximas entre 29ºC e 31ºC.
-
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas entre 32ºC e 34ºC.
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC.
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC; máximas entre 31ºC e 33ºC.
Alerta à população
Com a previsão de chuvas fortes e ventos intensos, autoridades recomendam atenção redobrada, principalmente em áreas vulneráveis a alagamentos e quedas de energia. A população deve evitar exposição prolongada à friagem, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

