25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Frente à extrema seca e ao risco de desabastecimento de água, Estado do Acre decreta situação de emergência

Publicado em 30/07/2024

Por meio do Decreto Estadual nº 11.525, na manhã desta terça-feira, 30, o governo do Acre, declara situação de emergência em todo o estado, devido à grave seca que afeta o fornecimento de água e compromete diversas atividades econômicas e sociais.

O decreto leva em consideração o impacto severo da seca, que se intensificou no primeiro semestre deste ano, e a iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.

A decisão foi tomada com base em relatórios técnicos que indicam uma redução substancial nos níveis dos rios acreanos, afetando diretamente o abastecimento hídrico, a agricultura, a pecuária e a vida das comunidades locais. De acordo com o decreto, o regime de chuvas na região tem sido insuficiente e deve continuar a apresentar baixos índices até novembro, período tradicionalmente seco no Acre.

A falta de água também impacta diretamente municípios e aldeias indígenas, com risco de isolamento, devido à falta de navegabilidade dos rios. O atual cenário também provoca um aumento nos preços de alimentos e demais insumos, além de afetar o abastecimento de medicamentos e itens de saúde em hospitais e postos médicos.

Frente à situação crítica, o decreto estabelece uma série de medidas para enfrentar a situação, incluindo execução de ações de socorro e assistência às comunidades isoladas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O órgão estadual também será responsável pela articulação com autoridades federais, estaduais e municipais e pela gestão de recursos para apoio aos municípios afetados.

O governo estadual também autoriza a realização de despesas necessárias para a instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos e suporte logístico, visando garantir a capacidade de resposta do poder público, além da promoção de campanhas de conscientização, para informar a população sobre os riscos da atual emergência.A vigência do decreto é de 180 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação. O governo do Acre reforça seu compromisso com a preservação do bem-estar da população e com a mitigação dos impactos causados pela seca extrema que afeta a região.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Comissão da Câmara terá 120 dias para estudar novo programa de saúde em Rio Branco

Kevin Souza

ExpoAcre Juruá: Defensoria Pública oferta atendimento jurídico nas cinco noite de evento

Jamile Romano

MPAC lança campanha “Vidas Ameaçadas” para alertar sobre estiagem e consequência das queimadas

Jamile Romano

Estado do Acre é condenado a pagar R$50 mil por cirurgia realizada em local errado do corpo de criança

Jamile Romano

Acre divulga linhas de pesquisas da 8ª chamada do programa Pesquisa para o SUS

Jamile Romano

Mulher de 19 anos é presa com 22 quilos de cocaína escondidos em botijão de gás no Acre

Kevin Souza