27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fortalecimento do SUS: Acre celebra crescimento de cirurgias eletivas e redução nas filas de espera

Atualizada em 31/01/2025 11:27

O  Acre tem se destacado no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com um expressivo aumento no número de cirurgias eletivas. Nesta semana, o Ministério da Saúde apresentou dados de 2022 e 2023, quando o Estado registrou um crescimento de 38,8% nos procedimentos, passando de 38,2 mil para 53,1 mil cirurgias realizadas. Somente até dezembro de 2024, já foram feitas 61,3 mil operações, o Ministério da Saúde consolida o Acre como referência nacional na expansão cirúrgica pelo SUS.

O avanço se deve, em grande parte, ao Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), que busca ampliar o acesso a cirurgias prioritárias. Em nível nacional, o programa financiou mais de 1,35 milhões de cirurgias entre 2022 e 2024, representando um crescimento de 42% nos atendimentos. No Acre, o número de procedimentos pelo PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, aumentando de 10,3 mil para 14,8 mil.

Para secretário Pedro Pascoal, números refletem compromisso do governo estadual com melhoria do atendimento à população. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Para o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, os números refletem um compromisso sólido do governo estadual com a melhoria do atendimento à população. “Estamos investindo em infraestrutura, capacitação de profissionais e ampliação da rede de atendimento para garantir que mais acreanos tenham acesso rápido e eficiente a cirurgias necessárias”, informa.

Shirley Nascimento: “Saúde mais humanizada, acessível e de qualidade a todos os acreanos”.  Foto: Odair Leal/Sesacre

A chefe da Regulação de Cirurgias da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Shirley Nascimento, reforça que a ampliação dos procedimentos cirúrgicos é um número histórico para a saúde estadual. “O marco de mais de 14 mil cirurgias realizadas ao longo de 2024 celebra o compromisso do programa em atender as demandas reprimidas da população e oferecer uma saúde mais humanizada, acessível e de qualidade a todos os acreanos”, afirma.

É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município”, disse Josenilda Lima. Foto: Cedida

Josenilda Lima, 47 anos, que aguardava por uma histerectomia devido a miomas que causavam dores intensas, expressou alívio e gratidão pela iniciativa: “É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município e ajudando tantas outras mulheres que residem nesta regional. Muito grata ao governo e estou à Secretaria de Saúde e a todos os profissionais por esse mutirão.”

Os avanços também estão alinhados ao programa Mais Acesso a Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera para consultas, exames e tratamentos em especialidades prioritárias. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Os avanços também estão alinhados ao programa Mais Acesso a Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera para consultas, exames e tratamentos em especialidades prioritárias, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. Com um investimento de R$ 2,4 bilhões, o programa já conta com adesão de todos dos estados brasileiros e do Distrito Federal, além de 97,9% dos municípios.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Tarauacá : Rodrigo Damasceno é eleito prefeito de Tarauacá

Jamile Romano

Governo publica convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

Estado do Acre conquista o 3º melhor Tempo no Ranking Nacional do Mapa de Empresas

Raimundo Souza

Obras da nova entrada de Plácido de Castro avançam com trabalho do Deracre

Marcio Nunes

Atendente de lanchonete sofre queimaduras de 2º grau durante explosão com álcool em Rio Branco

Jamile Romano

Petecão anuncia pagamento de mais obras de infraestrutura urbana em Rodrigues Alves no valor de R$ 1 milhão

Jamile Romano