35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fortalecimento do SUS: Acre celebra crescimento de cirurgias eletivas e redução nas filas de espera

Publicado em 31/01/2025

O  Acre tem se destacado no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com um expressivo aumento no número de cirurgias eletivas. Nesta semana, o Ministério da Saúde apresentou dados de 2022 e 2023, quando o Estado registrou um crescimento de 38,8% nos procedimentos, passando de 38,2 mil para 53,1 mil cirurgias realizadas. Somente até dezembro de 2024, já foram feitas 61,3 mil operações, o Ministério da Saúde consolida o Acre como referência nacional na expansão cirúrgica pelo SUS.

O avanço se deve, em grande parte, ao Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), que busca ampliar o acesso a cirurgias prioritárias. Em nível nacional, o programa financiou mais de 1,35 milhões de cirurgias entre 2022 e 2024, representando um crescimento de 42% nos atendimentos. No Acre, o número de procedimentos pelo PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024, aumentando de 10,3 mil para 14,8 mil.

Para secretário Pedro Pascoal, números refletem compromisso do governo estadual com melhoria do atendimento à população. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Para o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, os números refletem um compromisso sólido do governo estadual com a melhoria do atendimento à população. “Estamos investindo em infraestrutura, capacitação de profissionais e ampliação da rede de atendimento para garantir que mais acreanos tenham acesso rápido e eficiente a cirurgias necessárias”, informa.

Shirley Nascimento: “Saúde mais humanizada, acessível e de qualidade a todos os acreanos”.  Foto: Odair Leal/Sesacre

A chefe da Regulação de Cirurgias da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Shirley Nascimento, reforça que a ampliação dos procedimentos cirúrgicos é um número histórico para a saúde estadual. “O marco de mais de 14 mil cirurgias realizadas ao longo de 2024 celebra o compromisso do programa em atender as demandas reprimidas da população e oferecer uma saúde mais humanizada, acessível e de qualidade a todos os acreanos”, afirma.

É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município”, disse Josenilda Lima. Foto: Cedida

Josenilda Lima, 47 anos, que aguardava por uma histerectomia devido a miomas que causavam dores intensas, expressou alívio e gratidão pela iniciativa: “É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município e ajudando tantas outras mulheres que residem nesta regional. Muito grata ao governo e estou à Secretaria de Saúde e a todos os profissionais por esse mutirão.”

Os avanços também estão alinhados ao programa Mais Acesso a Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera para consultas, exames e tratamentos em especialidades prioritárias. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Os avanços também estão alinhados ao programa Mais Acesso a Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera para consultas, exames e tratamentos em especialidades prioritárias, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. Com um investimento de R$ 2,4 bilhões, o programa já conta com adesão de todos dos estados brasileiros e do Distrito Federal, além de 97,9% dos municípios.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cerca de 73 mil acreanos enfrentam a realidade das favelas, mostra IBGE

Jamile Romano

TRE descarta mais de 1,7 mil urnas eletrônicas antigas no Acre

Jamile Romano

Empresários do Acre participam do Conexão Farma 2025 e potencializam oportunidades no setor farmacêutico

Jamile Romano

FAMPE 100 impulsiona negócios liderados por mulheres no Acre

Kevin Souza

Dia Mundial da Língua Portuguesa: uma reflexão sobre a importância da revisão para a promoção do idioma e para uma comunicação eficaz

Raimundo Souza

Recordes de produção de soja e milho revelam potencial agrícola do Acre

Jamile Romano