23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Forças de Segurança de Defesa Civil e Prefeitura de Rio Branco alinham Plano de Resposta a Desastres Naturais

Publicado em 17/01/2025

Na manhã desta sexta-feira (17), uma reunião estratégica envolvendo as forças de segurança de Defesas Civis do Estado e do município de Rio Branco ocorreu no gabinete do comandante do Corpo de Bombeiros do Acre. O encontro contou com a presença do prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, do coronel Carlos Batista, coordenador estadual de Defesa Civil, do tenente coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal, e do coronel Charles da Silva Santos, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado.

O principal objetivo da reunião foi discutir ações voltadas para o enfrentamento de desastres naturais e apresentar o plano de resposta para possíveis eventos adversos na região. A iniciativa visa antecipar estratégias e garantir a preparação das equipes para lidar com situações como alagamentos e enchentes, comuns em Rio Branco entre os meses de fevereiro e março.

Alysson Bestene destacou a importância da integração entre os órgãos e do preparo prévio para minimizar os impactos de possíveis desastres na capital.

“Aqui, hoje, já conhecendo um plano para esses desastres, através de toda a equipe comandada pelo coronel Charles, já mostrando todo o preparativo, caso um evento desse porte ocorra, como já é recorrente na série histórica do estado do Acre, em especial aqui na capital. Unindo esforços com as Defesas Civis estadual e municipal, comandadas pelo coronel Batista e pelo coronel Falcão, respectivamente, estamos nos preparando com práticas que nos permitirão atender bem à população de Rio Branco”, informou Alyssson.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Charles da Silva Santos, enfatizou a liderança da Prefeitura de Rio Branco na antecipação de medidas de resposta a desastres.

“Esse é o primeiro passo que está sendo adotado. A Prefeitura de Rio Branco tem sido pioneira justamente nas ações voltadas à resposta em situações de defesa civil. Nós somos um apoiador da Defesa Civil municipal e estadual. Então, hoje foi dado o pontapé inicial para apresentar o plano de resposta a desastres, antecipando-nos, caso algo venha a ocorrer, já que eventos desse tipo têm se intensificado em nível nacional.”

Ao término da reunião, o comandante do Corpo de Bombeiros levou o vice-prefeito para avaliar as condições de acesso ao batalhão, que apresenta problemas no asfalto. O coronel solicitou reparos no local para facilitar o trânsito de caminhões e veículos em possíveis operações de emergência.

“Aproveitamos aqui justamente para reforçar a necessidade de melhorar a estrutura da cidade de Rio Branco, especialmente no primeiro batalhão de incêndio, para que, caso um evento ocorra, possamos dar a melhor resposta possível”, explicou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OCA Brasileia completa 1 ano com mais de 40 mil atendimentos realizados

Raimundo Souza

Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera

Marcio Nunes

Nona edição da ecoflores é realizada no horto florestal de Rio Branco

Jamile Romano

Curso superior do Ifac em Santa Rosa do Purus impulsiona desenvolvimento local

Marcio Nunes

Lula anincia investimento de 50 milhões para hospital univrsitáio no Acre

Marcio Nunes

IRPF 2024: no AC, quase 21 mil devem receber restituição do IRPF 2024 no 1º lote

Jamile Romano