22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Força-tarefa leva vacinação para mais de mil indígenas em aldeias no interior do Acre e reforça imunização nas comunidades

Publicado em 16/07/2024

Uma parceria entre o governo federal e estadual vacinou mais de mil indígenas contra a gripe e outras síndromes em aldeias de Assis Brasil, no interior do Acre. O trabalho, que envolve o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Alto Rio Purus (Dsei/ARP), por meio do Polo Base de Assis Brasil; a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre); o Programa Nacional de Imunizações (PNI) estadual e municipal de Assis Brasil e a Força Nacional do SUS (FN-SUS), quer atingir dois mil indígenas.

O reforço na vacinação é efetuado após o aumento de casos de síndrome gripal (SG), síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e doenças diarreicas agudas (DDA) em aldeias de Assis Brasil. Até esta segunda-feira, 15, foram vacinados 1.165 indígenas.

A meta do Ministério da Saúde e da Sesacre é vacinar uma população indígena de duas mil pessoas. Ao todo, foram registrados 337 casos de gripe e diarreia e dois óbitos de crianças na comunidade indígena de Assis Brasil, sendo 69 casos de DDA, 259 de SG e 9 de SRAG. Assis Brasil é uma cidade do interior do Acre que tem 8,1 mil habitantes, sendo que 1.195, ou seja, 15% da população, autodeclara-se indígena.

A equipe da Força Nacional do SUS, composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos, está concentrada nas aldeias do Rio Iaco, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus. O Sistema de Informação da Atenção à Saúde indígena (Siasi) registra que duas etnias — Jaminawa e Manchineri — residem na localidade, totalizando 2,1 mil indígenas, distribuídos em 32 aldeias.

Kislane Dias, enfermeira Ponto Focal de Imunização da Divisão de Atenção à Saúde (Diasi)/ Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Alto Rio Purus (Dsei/ARP), reforçou que para essa força-tarefa a Sesacre tem fornecido imunobiológicos, enquanto o Dsei/ARP gerencia a logística de envio para as aldeias, por meio das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI). A Força Nacional do SUS também apoia essas equipes na realização das ações de imunização e assistência.

“Recentemente, o Estado do Acre antecipou a Campanha contra Influenza para grupos prioritários, incluindo crianças menores de 5 anos e idosos. Paralelo a isso, o Dsei/ARP adiantou a campanha para toda a população indígena de Assis Brasil, visto que os indígenas são considerados grupo prioritário em sua totalidade. Para isso, a Sesacre e o PNI estadual disponibilizaram duas mil doses de vacinas, sendo contra influenza e outras doses de rotina”, explicou.

As ações de vacinação nas aldeias do Rio Iaco, segundo a enfermeira, foram uma resposta rápida e coordenada às causas da síndrome gripal que estava afetando gravemente a comunidade local. A operação envolveu a logística complexa de transporte de vacinas e profissionais de saúde para áreas de difícil acesso, utilizando helicópteros para alcançar aldeias isoladas com infraestrutura de saúde limitada.

“A colaboração entre diferentes órgãos foi crucial para o sucesso da missão, permitindo uma resposta eficiente e bem coordenada. A Prefeitura de Assis Brasil forneceu suporte local, enquanto a Força Nacional do SUS forneceu recursos humanos na área de saúde para contribuir com as ações de assistência do Distrito Alto Rio Purus. A equipe do Dsei/ARP, com seu conhecimento especializado e relação estreita com as comunidades indígenas, foi fundamental para a execução das vacinações e para a comunicação eficaz com os moradores”, relatou Kislane.

Esse tipo de ação pontual, avalia a enfermeira, não só ajuda a controlar o surto de síndrome gripal, mas também fortalece os laços entre as instituições envolvidas e as comunidades indígenas, demonstrando a importância da colaboração interinstitucional em situações de emergência de saúde pública. “O esforço conjunto resultará em reduzir significativamente os casos de gripe e proporcionando segurança para as famílias nas aldeias”, sintetiza.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Joana Araújo

Raimundo Souza

Parceria entre governo do Estado e Conab assegura inclusão de agricultores indígenas no Programa de Aquisição de Alimentos

Jamile Romano

Governo do Acre apresenta pautas prioritárias para integração com Pacífico em seminário da Promperu

Jamile Romano

Governo do Acre solicita apoio do Ministério do Turismo para realização de edição histórica da Expoacre

Jamile Romano

Procon fecha edição do programa Renegocia com mais de R$ 3 milhões renegociados e consumidores beneficiados

Jamile Romano

Em meio ao aumento de casos de SRAGs, 95% das UTIs pediátricas estão ocupadas em hospital do AC

Raimundo Souza