23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas

Atualizada em 15/09/2024 10:44

Depois de SP, equipes seguem para o Acre, Amazonas e Rondônia

© Mayangdi Inzaulgarat/Ibama

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas. A partir desta segunda-feira (16), serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.

De acordo com nota divulgada neste sábado pelo ministério, o apoio da Força Nacional ocorrerá em três níveis. O primeiro deles envolve a orientação e organização da rede assistencial, reforçando os serviços, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a maior parte dos problemas pode ser resolvida.

O segundo nível de apoio inclui a expansão da oferta a partir de pontos de hidratação. Já o terceiro nível, se necessário, prevê o uso de estruturas maiores, com espaços otimizados dentro das próprias Unidades Básicas de Saúde ou a partir de estruturas externas, como hospitais de campanha, caso a rede colapse, o que não é o cenário atual.

Sala de situação

Em julho, foi criada a Sala de Situação Nacional de Emergência Climática em Saúde do Ministério da Saúde, juntamente com representantes de estados e municípios e do Distrito Federal, além de instituições de saúde e meio ambiente.

Além das orientações para a população, os informes já publicados pelo Ministério trazem as recomendações de ações a serem implementadas pelos profissionais da vigilância em saúde ambiental. Uma das iniciativas foi a publicação de orientações para a proteção e monitoramento da saúde dos brigadistas florestais.

O Ministério da Saúde mantém monitoramento das áreas afetadas pelas queimadas e incêndios florestais por meio da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (VigiAr). A qualidade da água também é monitorada através do VigiÁgua, e em colaboração com outros órgãos orienta as áreas afetadas em relação ao provimento de água potável.

Agência Brasil/ Juliana Cézar Nunes

Artigos Relacionados

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Jamile Romano

A floresta, a água, e a sobrevivência dos povos

Raimundo Souza

Saúde do Acre promove ação no Caps AD em valorização da vida durante o Setembro Amarelo

Raimundo Souza

A cada dia, 26 meninas menores de 14 anos se tornam mães no país; 20% se declaram casadas

Jamile Romano

Aulas da rede municipal de Rio Branco retornam nesta segunda-feira,16, após melhora nas condições do ar

Raimundo Souza

Urap Roney Meireles estará fechada para atendimento ao público, neste sábado

Raimundo Souza