25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Força Nacional do SUS investiga mortes entre indígenas no Acre

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos inicia nesta segunda-feira (1º) uma missão exploratória em comunidades indígenas de Assis Brasil (AC). De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta é investigar e tratar quadros de gripe, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e diarreia.

“Além dos atendimentos, será feito o diagnóstico vivo da situação no local. O aumento expressivo das doenças têm causado óbitos de crianças e idosos”, destacou a pasta por meio de nota. As secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente também monitoram a situação.

A previsão é que as atividades se estendam por cinco dias. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre, notificações recentes mostram que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos “são desproporcionalmente afetados” com as doenças citadas. “Além disso, foram registradas mortes entre crianças menores de 5 anos em aldeias locais”.

Entenda

O município de Assis Brasil tem mais de 7 mil habitantes e fica localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia. O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena registra duas etnias vivendo na região, Jaminawa e Manchineri, totalizando 2,1 mil indígenas distribuídos em 32 aldeias.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senac Acre celebra formatura dos alunos do Novo Ensino Médio em Feijó

Marcio Nunes

Projeto “Pedalando Novos Tempos” transforma vidas e conquista Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ

Jamile Romano

Hugo Motta envia representações que pedem a cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Kevin Souza

Governo homologa matrículas de candidatos ao curso de formação de agente de polícia penal

Jamile Romano

Sexta fase da Operação Mute é realizada em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Pesquisa Delta mostra Marcus Alexandre com 45%, 13 pontos a frente de Bocalom que aparece com 32%

Marcio Nunes