23.5 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Festival da Macaxeira vai celebrar o sucesso da produção da cultura em Rio Branco

Atualizada em 27/06/2024 08:57

O acreano do “pé rachado’, sabe de todos os alimentos que são possíveis fazer com a macaxeira desde a tapioca, beiju, pé de moleque, tucupi, bolo entre outros, mas nem todo mundo sabe o trabalho que dá para que a matéria prima seja produzida até dar origem a todas essas iguarias. O produtor Leandro Medeiros que o diga.

“O produtor arranca a mandioca, a gente pega, a indústria paga por quilo hoje. Então a gente tem essa parceria do caminhão da secretaria que está cedido pra associação trazer até a agroindústria. Ela chega, passa pelo processo de retirada da sujeita, pelo processo do descascamento, vem pro processador e aí passa para a área limpa, de onde é destinada ou pra tirar a goma ou fazer a farinha”, explicou.

Atualmente em Rio Branco, todo esse trabalho, está sendo dividido com o poder público, por meio da assistência técnica, mecanização, calcareamento e adubação, para garantir uma produção de qualidade.

“A gente tendo ajuda da prefeitura, o apoio que a gente precisa aqui na zona rural, a gente tem sim como manter as plantações sem fogo. Tendo o maquinário, a mecanização, a gente produz com o adubo, com a ajuda do calcário para tirar a acidez da terra. Eu já estou vendo o resultado”, disse o produtor rural Osias Ferreira.

O resultado disso é a satisfação do produtor como bem disse José Francivan.

“Minha família todinha que eu sustento, né? Aí tem também o cara que pega a goma que vive disso. Então é muita gente que é beneficiada através desse projeto que nós fizemos aqui. E tem dado certo, graças a Deus”, enfatizou.

Para celebrar o sucesso do cultivo da macaxeira na capital, a Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) vão promover o 1º Festival da Macaxeira, que já começa nesta quarta-feira (26), a partir das 18h, e segue até o próximo sábado, dia 29 de junho, na Praça da Revolução, com escolha da rainha da produção, sorteios de prêmios, comidas típicas e shows com bandas locais e nacionais. De acordo com os organizadores, o evento é uma celebração ao sucesso de toda a cadeia produtiva dessa cultura que faz parte da tradição gastronômica do acreano.

 

[Assessoria PMRB]

Artigos Relacionados

Morreu na madrugada deste domingo, em Rio Branco, ex-governador Romildo Magalhães

Raimundo Souza

Eleições 2024: TRE alerta população sobre data para expedição e regularização do título de eleitor

Jamile Romano

Juntos pelo Acre recebe doação de kits de limpeza e cestas básicas de empresa internacional

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco investe em sustentabilidade ao trazer ônibus elétricos para capital

Marcio Nunes

Adolescente é detido com 11,9 mil maços de cigarros contrabandeados no Acre

Jamile Romano

Aulas seguem suspensas nesta segunda (9) em sete cidades do Acre classificadas com qualidade do ar péssima

Jamile Romano