23.5 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Festival Atsa Puyanawa se inicia nesta quinta e promete imersão na cultura indígena

Atualizada em 16/07/2024 08:53

A Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, onde vivem cerca de 750 pessoas, prepara-se, mais uma vez, para ser o palco de um dos principais eventos indígenas do Acre: o Festival Atsa Puyanawa. Em sua sexta edição, a festividade vai se consolidando como tradição e promete uma verdadeira imersão na cultura indígena.

Neste ano, o 6º Festival Atsa Puyanawa, tem início na próxima quinta-feira, 18, estendendo-se até terça-feira, 23. O evento tem a presença confirmada de pessoas dos estados de Goiás e do Rio de Janeiro e de países como a Bélgica e dos Estados Unidos, aquecendo o setor do turismo.

Danças e músicas tradicionais, pinturas corporais, comidas e bebidas típicas, caminhada na floresta, banho de medicinas, desfiles e artesanato são algumas das atrações do festival. Nesta edição, cinco mil litros de caiçuma, bebida de origem indígena produzida à base de macaxeira, estão sendo preparados.

O titular da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Marcelo Messias, destacou que o governo do Estado tem investido e apoiado os festivais indígenas no Acre. “O etnoturismo tem crescido bastante e tem ocupado um espaço gigantesco. Agora vamos ter a abertura de um dos principais festivais indígenas e temos a certeza que será fantástico”, disse.“Quero convidar a população para estar em nosso festival. Quem chegar aqui será muito bem recebido. O convite está lançado para as pessoas que queiram participar dos rituais tradicionais, celebrar da vida e da natureza nesses seis dias junto com o Povo Puyanawa”, afirmou o cacique Joel Puyanawa.

O 6º Festival Atsa Puyanawa é uma realização da Associação Agroextrativista Puyanawa do Barão e Ipiranga (AAPBI) e conta com o apoio do governo do Acre, por meio da Sete e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Segurança Pública intensifica ações de combate à criminalidade no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano

Com programas de inclusão social, governo do Acre muda a história de socioeducandos do ISE

Raimundo Souza

Carreta da Defensoria leva atendimento jurídico no Palácio Rio Branco para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social

Jamile Romano

A busca por novos conhecimentos: mais do que carreira, é transformação de vida

Raimundo Souza

Socorro Neri destaca fortalecimento do Progressistas no Acre em agenda com Ciro Nogueira

Marcio Nunes

FEM realiza programação especial para crianças no Museu dos Povos Acreanos e Via Verde Shopping

Jamile Romano