25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Festa do Doador do Hemoacre homenageia voluntários e mobiliza população para doar sangue

Em alusão ao Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), promoveu na manhã desta terça-feira, 25, a tradicional Festa do Doador.

A atividade integra a programação da Semana do Doador, que iniciou no domingo, 23, com a Corrida pela Vida. A ação tem como objetivo reconhecer a contribuição dos doadores regulares, incentivar novos voluntários e reforçar a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros para atender a população acreana.

A celebração reuniu servidores, parceiros e doadores para um momento de reconhecimento e agradecimento àqueles que ajudam a manter os estoques de sangue em níveis seguros. Ao longo da manhã, os voluntários foram recebidos com atividades especiais, homenagens, entrega de brindes e lanches, e puderam participar de sorteio de brindes.

A gerente-geral do Hemoacre, Thereza Picado, reforçou que as comemorações são uma forma de valorizar quem doa regularmente e incentivar novos voluntários.“Estamos dando continuidade às atividades da Semana do Doador, que começou no domingo com a nossa Corrida pela Vida, um sucesso absoluto. Hoje recebemos nossos doadores na festa tradicional, um dia muito especial para nós. Embora para nós do Hemoacre o dia do doador seja todos os dias, aproveitamos a data para agradecer e convidar a população a manter essa corrente de solidariedade o ano todo”, destacou.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, destacou a relevância do gesto solidário para o sistema de saúde. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. E o Acre não abastece apenas o próprio estado; também atendemos demandas do Amazonas e de Rondônia. Por isso, precisamos do apoio contínuo dos voluntários para fortalecer nosso sistema de doação”, afirmou.

Entre os participantes da programação estavam doadoras que já contribuem há algum tempo com o banco de sangue do Acre e aproveitaram a data para realizar mais uma doação e participar da festa preparada pelo Hemoacre. Para elas, o gesto solidário é uma forma simples e humana de ajudar quem precisa.

A doadora Marlene Batista destacou que o que a move é a chance de fazer a diferença na vida de outras pessoas. “O que me motiva é saber que estou ajudando alguém, salvando vidas. Venho três vezes ao ano, é rápido, não dói, e somos muito bem acolhidos aqui. Vale a pena ajudar”, afirmou.

Já Maria Cristina Souza contou que a experiência sempre é tranquila e gratificante. “Já estou na minha terceira doação. Considero essa ação importante porque estamos ajudando outras pessoas, salvando vidas, e a doação é sempre muito tranquilo”, disse.

[Agência de Notíciais do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Hospital da Mulher e da Criança do Juruá celebra Agosto Dourado e Semana Mundial do Aleitamento Materno

Marcio Nunes

Estudo do CNJ revela que mais de mil presos no Acre poderiam ter penas menores por tráfico privilegiado

Jamile Romano

Câmara de Rio Branco deve votar ampliação do prazo para adesão ao Refis do IPTU

Kevin Souza

Prazo do Concurso Cultural Todos Contra o Aedes aegypti é prorrogado para 5 de dezembro

Marcio Nunes

Boletim enchentes – 15 de março

Raimundo Souza

Carnaval da Família celebra a tradição e a união familiar

Raimundo Souza