30.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Fernando Fernandes e Joseane Corrêa abrem calendário 2026 do programa Desperte a Liderança com palestras em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Publicado em 09/01/2026

O programa de formação de lideranças do governo do Acre, que em 2025 trouxe ao estado personalidades como Zico, do futebol, Hortência, do basquete, e o coronel André Batista, da Tropa de Elite, abre o calendário de 2026 com duas palestras: a do atleta paralímpico e apresentador da TV Globo, Fernando Fernandes, e a da professora e especialista em Linguagem Simples, Joseane Corrêa.

Os primeiros eventos do ano do Desperte a Liderança que Existe em Você serão realizados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Fernando Fernandes, que é ex-BBB, atleta paralímpico e apresentador da TV Globo, vai estar no Acre para ministrar palestra. Foto: internet

No próximo dia 27, Joseane Correia abordará o tema “Linguagem Simples para facilitar a vida”, no auditório do Detran, em Rio Branco. No mesmo dia, o engenheiro Ítalo Lopes, secretário de Estado de Obras Públicas, vai ministrar a palestra “O desafio de fazer obras no Acre”.

Já no dia 29 de janeiro é a vez da população de Cruzeiro do Sul receber a edição do programa, com a palestra “Motivação e foco para superar limites”, a ser ministrada por Fernando Fernandes, no Teatro dos Nauas.

O programa Desperte a Liderança que Existe em Você é executado com recursos de emendas parlamentares, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), com o objetivo de estimular habilidades profissionais e empreendedoras, engajamento e protagonismo social nas questões políticas e econômicas, além do espírito de liderança e comunicação eficaz, contribuindo para a superação dos desafios da gestão pública e da sociedade, nas diversas áreas do desenvolvimento.

Joseane Corrêa tem atuação de referência na aplicação e ensino da Linguagem Simples em benefício da população. Foto: internet

Segundo o titular da Segov, Luiz Calixto, a iniciativa reforça o compromisso do governo em cuidar da melhoria de vida das pessoas, fortalecer lideranças e proporcionar a revelação de novos líderes. “O programa Desperte a Liderança tem como foco fortalecer competências que possam elevar a qualidade de vida de quem participa dos nossos eventos, palestras e oficinas. Com isso, o governo está investindo em conhecimento e desenvolvimento humano, aproximando a gestão pública da população”, afirma.

Sobre as palestras e os palestrantes

Joseane Corrêa é mestre em Direito, auditora do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) e referência no uso e aplicação de linguagem simples no serviço público sendo fundadora do Linguagem Simples Lab, além de ser professora e pesquisadora.

A proposta da palestra “Linguagem Simples para facilitar a vida” é apresentar o conceito como causa social, aspectos da legislação e técnicas para tornar a comunicação das informações públicas mais claras, acessíveis, eficientes e descomplicadas, contribuindo para o exercício e o acesso da cidadania por todas as pessoas, independentemente de sua formação ou nível de escolaridade e conhecimento.

“Durante a palestra, vou trazer principalmente os benefícios, o porquê que aplicar linguagens simples no setor público é tão importante e tão útil para melhorar e facilitar o atendimento e a forma como as pessoas acessam os serviços e, principalmente como facilita a vida das cidadãs e dos cidadãos”, adianta.

Já Fernando Fernandes é atleta paralímpico, desbravador de esportes adaptados, tricampeão panamericano, tetracampeão mundial, sul-americano e brasileiro de canoagem paraolímpica, ex-BBB e apresentador de televisão. Tem uma história de vida pautada na superação e determinação após sofrer um acidente de carro que lhe acarretou a perda dos movimentos das pernas.

Na palestra “Motivação e foco para superar limites”, ele compartilha sua trajetória e experiências com a mensagem central sobre a capacidade de enfrentar desafios e superar obstáculos para alcançar o sucesso com motivação, adaptação a mudanças e resiliência.

“Todos nós temos limites, mas o foco, a determinação e a atitude correta fazem a diferença para superá-los, seja na vida pessoal ou profissional”, afirma.

Os eventos do programa Desperte a Liderança que Existe em Você têm entrada gratuita e são abertos à população em geral.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre ocupa 8º lugar entre estados que associam crescimento econômico a sustentabilidade

Marcio Nunes

MEC repassa R$ 36,8 milhões ao Acre para Programa Escola em Tempo Integral

Jamile Romano

No Juruá, governo avança nos últimos ajustes para entrega de máquina de ressonância magnética

Jamile Romano

Festival Atsa Puyanawa exalta cultura, espiritualidade e resistência indígena em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Trump é vaiado ao entrar em campo na final da Copa e internet repercute entrega de troféu

Raimundo Souza

Com mais de 11 mil votantes, Sinteac realiza eleição estadual nesta sexta-feira; duas chapas lideradas por mulheres disputam presidência

Jamile Romano