23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Feirão de empregos e qualificação profissional marcam edição do Juntos Pelo Acre na Baixada da Sobral

Publicado em 23/11/2025

A maior edição do Juntos Pelo Acre neste sábado, 22, na Baixada da Sobral, contou com um serviço inédito: o Feirão de Empregos do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que levou uma ação voltada à geração de trabalho e renda. Mais de 150 vagas foram oferecidas durante o evento realizado nas escolas Marina Vicente Gomes, Boa União e Governador José Augusto. O programa é liderado pela vice-governadora do Acre, Mailza Assis.

Na área de gastronomia, o destaque ficou por conta das oficinas gratuitas de qualificação profissional com confecção de biscoitos natalinos, panetones e bolos, uma parceria do Sebrae com a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), ministrada pela especialista Lúcia Messias, além de artesanato, hortas em pequenos espaços e customização de blusas femininas.

Juntas, as iniciativas buscaram aproximar os serviços públicos de quem mais precisa, oferecendo oportunidades de trabalho, orientação profissional e incentivo à autonomia financeira. Foto: Carolina Torres/SEASDH

Outro curso oferecido para fortalecer os profissionais que atuam no setor gastronômico e quem também deseja se qualificar para o mercado de trabalho foi a oficina de drinks não alcoólicos, ministrado por alunos e professores da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). Todos os participantes receberam certificados.

Oficina de elaboração de drinks reuniu moradores da Sobral. Foto: Fernando Santtos/SEASDH

Oportunidades 

Durante o feirão, Greice Neide Ferreira, que é formada em pedagogia, fez seu currículo e saiu cadastrada numa vaga de emprego, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. “Fiz atualização dos meus dados e novas experiências profissionais. Quando aparecer uma vaga, já entram em contato, chega no email fico sabendo em primeira mão. Facilita eu ir no órgão pra poder deixar o meu currículo”, disse.

Feirão de Empregos do SINE levou oportunidades aos moradores dos 21 bairros da Baixada da Sobral. Foto: Carolina Torres/SEASDH

Quem também veio buscar uma vaga foi Eliene Barbosa da Silva, que aproveitou a oportunidade e recebeu as orientações sobre como se portar na entrevista de emprego. Ela se candidatou nas vagas de doméstica e servente de limpeza. “Achei muito bom. Saio agradecida pelo atendimento, mais preparada e confiante para o mercado de trabalho”, afirmou.

Ações ofertaram mais de 150 vagas e serviços gratuitos de orientação profissional neste sábado. Foto: Carolina Torres/SEASDH

Além das vagas de emprego, a ação contou com atendimentos de orientação profissional e serviços de intermediação de mão de obra, elaboração e impressão de currículos, inscrição em cursos profissionalizantes, reforçando o compromisso do governo do Acre em ampliar o acesso da população às oportunidades.

As oportunidades abrangem setores como indústria, comércio, logística, serviços gerais, tecnologia e telemarketing, contemplando desde funções operacionais até cargos técnicos e administrativos.

Celiane da Silva Nascimento é manicure e participou da oficina culinária de biscoito natalino e panetone. Foto: Carolina Torres/SEASDH

Raimunda Joseuda Câmara Gomes é aposentada, mora na Sobral e fez uma oficina de customização de blusas por meio do programa Impacta Mulher da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). “Vim buscar um novo aprendizado e saio feliz. Sou aposentada, e o curso é uma terapia. É uma renda extra para muitas mulheres, se a gente continuar, faz e ainda ensina outras pessoas”.

Oficina de customização dá oportunidades para mulheres terem outras fontes de renda. Foto: Carolina Torres/SEASDH

Já Maria José da Silva Costa, moradora do bairro Ayrton Sena, saiu certificada do curso de elaboração de drinks.

Curso de drinks certificou moradores. Foto: Carolina Torres/SEASDH

A coordenadora do SINE, Jaqueline Castro, reforçou que a ação informa e facilita a conexão entre os candidatos e empregadores. “É uma oportunidade para quem está buscando uma recolocação ou seu primeiro emprego. Para o jovem do primeiro emprego, nós fazemos o cadastro e já deixamos o currículo dele separado, porque quando essas vagas chegam, fazemos contato com o trabalhador para que ele venha e se apresente” e destacou que é importante manter o contato atualizado.

Nos dias 28 e 29 de novembro, será realizada em frente ao Palácio Rio Branco, na capital acreana, a 1ª Feira do Emprego. Foto: Carolina Torres/SEASDH

Governo do Acre e Ministério do Trabalho promovem 1ª Feira do Emprego no fim de novembro em Rio Branco

Nos dias 28 e 29 de novembro, será realizada em frente ao Palácio Rio Branco, na capital acreana, a 1ª Feira do Emprego. Serão oferecidos serviços de intermediação de vagas, atendimento aos trabalhadores, cursos do Polo Digital, emissão de Carteira de Trabalho, orientações sobre Seguro-Desemprego, FGTS e atendimentos de saúde e cidadania oferecidos por diversas secretarias e parceiros institucionais.

A ação conjunta reúne Estado, União, Município, setor produtivo e instituições parceiras para consolidar uma forte rede integrada de estímulo ao emprego e renda.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inverno começa com queda de temperatura no Acre após terceira friagem do ano

Jamile Romano

Governo amplia oportunidades em edital para seleção de estagiários

Raimundo Souza

Três ministros do STF e sem Lula: Quem foi ao casamento de Dino

Raimundo Souza

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e captura dois acusados de crimes graves em Xapuri

Redacao

Michelle Melo denuncia possíveis irregularidades na saúde pública do Acre

Marcio Nunes

Acre assina termo de cooperação para compartilhamento de tecnologia em operações policiais com Rondônia e Mato Grosso

Redacao