23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Feijó: MPAC recomenda adequação da publicidade institucional da Prefeitura

Publicado em 13/03/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Feijó, expediu uma recomendação à Prefeitura de Feijó orientando sobre a necessidade de adequação das publicações institucionais realizadas nos perfis oficiais da administração municipal nas redes sociais. A medida visa assegurar o cumprimento dos princípios da impessoalidade e moralidade administrativa, em conformidade com a Constituição Federal.

A recomendação foi motivada por uma denúncia que chegou ao MPAC apontando a ocorrência de publicações colaborativas (“collabs”) nos perfis oficiais da Prefeitura de Feijó. Nessas publicações, a imagem, o nome e outros símbolos pessoais dos gestores municipais foram diretamente associados a programas, obras e serviços públicos, por meio do compartilhamento simultâneo entre os perfis institucionais e pessoais.

Com base nas normativas constitucionais e infraconstitucionais, o MPAC enfatiza que a publicidade de atos, programas e serviços públicos deve ter estritamente caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo vedada qualquer forma de promoção pessoal de agentes públicos. A recomendação destaca ainda que a utilização de bens e serviços públicos para fins particulares pode configurar improbidade administrativa, conforme previsto na Lei nº 8.429/92.

O MPAC recomendou a imediata remoção de todas as publicações que contenham elementos caracterizadores de promoção pessoal de agentes públicos. Ademais, orientou que a administração municipal se abstenha de realizar novas publicações dessa natureza, incluindo o uso da ferramenta “collab” do Instagram. A recomendação também inclui diretrizes para evitar o uso de bens, serviços ou servidores municipais na produção de conteúdo de mídia com finalidades particulares.

O MPAC estabeleceu o prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Feijó encaminhe relatório detalhado demonstrando o cumprimento das medidas recomendadas.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sancionada lei que torna cidade do AC capital nacional da farinha

Jamile Romano

Estado revitaliza biblioteca do Presídio Feminino de Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura recebe doação de fraldas para crianças instaladas nos abrigos

Marcio Nunes

Família na Escola: parceria entre educação, saúde e cidadania movimenta a Monte Castelo

Marcio Nunes

Bocalom assina ordem de serviço para a construção da Unidade de Saúde da Vila Betel

Marcio Nunes

Justiça ordena reintegração de posse em terrenos ocupados irregularmente no bairro Cidade do Povo

Marcio Nunes