30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
MundoMundo

Federação Francesa denunciará cantos racistas de jogadores argentinos à Fifa

Atualizada em 16/07/2024 10:27

A Federação Francesa de Futebol (FFF) vai levar à Fifa o vídeo que circula nas redes sociais no qual jogadores da seleção argentina entoam um canto racista aos atletas da França, disse à AFP uma fonte próxima da entidade nesta terça-feira (16).

Desde segunda-feira, circula nas redes sociais um vídeo em que vários jogadores argentinos são vistos comemorando a vitória na Copa América e entoando cantos racistas aos ‘Bleus’.

“Jogam pela França mas vêm de Angola (…), seu pai é cambojano, mas seu passaporte é francês”, cantam os jogadores em um vídeo no Instagram de Enzo Fernández, filmado no ônibus da seleção argentina após a vitória sobre a Colômbia (1-0) na final da Copa América em Miami.

Estas músicas já haviam sido cantadas por torcedores argentinos após a final da Copa do Mundo do Qatar-2022, vencida pela Argentina contra a França.

As imagens foram transmitidas ao vivo do Catar por uma rede de televisão argentina, que interrompeu a transmissão quando o jornalista que entrevistava um grupo percebeu o conteúdo da música que entoavam.

O canto faz referência à origem de alguns jogadores franceses, entre eles Kylian Mbappé, além de conter insultos homofóbicos.

Segundo a fonte próxima à equipe francesa, a FFF escreverá à Federação Argentina e irá à Fifa, com possibilidade de adotar outras ações.

A instituição também apresentou queixa por declarações racistas nas redes sociais, bem como o SOS Racismo, disse a fonte.

 

[Folha Uol]

Artigos Relacionados

Brasil vira ameaça em disputa entre EUA e China pelo controle dos mares

Raimundo Souza

Elon Musk defende que urnas eletrônicas sejam eliminadas

Raimundo Souza

Brasileiros que vivem na fronteira temem problemas na Guiana

Marcio Nunes

No 5º voo, SpaceX recupera primeiro estágio do Starship

Raimundo Souza

Lula: Com Putin no G20, outros presidentes não ficariam na sala

Raimundo Souza

Massoud Pezeshkian é eleito presidente do Irã

Raimundo Souza