25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Fecomércio-AC alerta empresários quanto aos novos procedimentos do FGTS Digital

Atualizada em 04/04/2024 14:39

O assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, comentou a Portaria MTE nº 240, do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada em 1º de março no Diário Oficial da União. A portaria regulamenta a implementação do FGTS Digital, incidindo sobre a elaboração da folha de pagamento e a declaração de dados relacionados aos valores do FGTS; as informações para emissão do Certificado de Regularidade do FGTS; e a compensação e restituição de valores recolhidos indevidamente ou a maior.

Segundo o assessor, é de suma importância que empregadores do comércio de bens, serviços e turismo se atentem para a nova metodologia de recolhimento do FGTS, evitando litígios futuros e o consequente pagamento de multas ou necessidade de parcelamentos futuros.

“O Art. 2º da referida Portaria aponta que “o FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados, dedicados à gestão da arrecadação dos valores devidos e à prestação de serviços digitais, com o objetivo de melhorar a prestação de informações, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS”, reforçou Garó, acrescentando ainda que os procedimentos devem ser utilizados pelos empregadores por meio do acesso ao FGTS Digital. “Bem como o pagamento a Guias de Recolhimento, agora recebíveis somente via PIX e não mais com a impressão do respectivo boleto”.

Além disso, o FGTS Digital está associado ao e-social e, consequentemente, alimentará os procedimentos organizacionais tanto na base de cálculo quanto ao pagamento do depósito na conta vinculada e, no caso de desligamento, o seu pagamento ao trabalhador, incluída a multa.

“Para o acesso, o empregador deverá emitir procuração eletrônica ao preposto pagador e o mesmo acessará a plataforma do FGTS Digital por meio do GOV.BR. Tal acesso se dará por certificado digital ou, na ausência do mesmo, com a utilização dos níveis prata ou ouro do sistema GOV.BR do usuário”, explicou o assessor. “A geração das guias de recolhimento deverá ser realizada pela plataforma do próprio FGTS digital/ Conectividade Social da Caixa e pelo e-social; e o recolhimento das guias tem início com a folha do mês de março e deverá ser recolhida até o dia pagamento indicado em 20/04/2024. Neste caso, o recolhimento deverá ocorrer no dia 19 tendo em vista dia 20 ser sábado. O recolhimento se dará sempre em dia útil”, reforçou.

A plataforma FGTS Digital deve, ainda, reduzir o tempo utilizado no recolhimento da guia e impressão, já que será realizado via PIX. “E a inclusão dos valores imediatamente na plataforma do e-social, reduzindo os custos operacionais”, finalizou

 

 [Assessoria]

Artigos Relacionados

Semulher promove palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho aos servidores da Unidade de Monitoramento Eletrônico

Raimundo Souza

Agência de Negócios do Estado e Junta Comercial do Acre dialogam sobre Termo de Cooperação

Marcio Nunes

Grupo Jovens Sonhadores ganha o público com canções tradicionais do Povo Puyanawa no palco principal do Salão do Turismo

Raimundo Souza

Confiança do Comércio cai para menor nível em um ano, diz CNC

Marcio Nunes

Os residentes do bairro 6 de Agosto clamam às autoridades: “nos sentimos negligenciados”

Raimundo Souza

Petecão anuncia pagamento de mais R$ 1,6 milhão para conclusão de pavimentação de ruas e ramais em Rio Branco

Marcio Nunes