Atualizada em 04/05/2025 09:18
Após percorrer por 8 horas as águas do Rio Môa e do Rio Azul, localizados em Mâncio Lima, a equipe técnica do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), levou o projeto Vestuário Social, no âmbito do programa Juntos Pelo Acre, para a comunidade ribeirinha Bom Sossego.

Além desta, as comunidades Nova Aliança, Três Unidos, Queimada, Bom Viver e Bela Vista também foram beneficiadas com um kit de roupas contendo 6 peças, como camisas, blusas, vestidos, calças e outros itens.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Mâncio Lima, que também ofertou brindes como eletrodomésticos, colchões e brinquedos, além de serviços de saúde e atividades recreativas. Uma média de 200 a 300 pessoas foram contempladas, proporcionando um momento de cidadania e bem-estar para as famílias.

A coordenadora do Departamento da SEASDH no Juruá, Carem Carvalho, destacou o objetivo do programa Juntos Pelo Acre, juntamente com o projeto Vestuário Social:
“Estamos aqui hoje para atender as famílias ribeirinhas que estão em vulnerabilidade social e, assim, o estado do Acre se fazer presente nessas comunidades mais distantes, trazendo acolhimento, carinho, amor e ação social”, concluiu a gestora estadual.

A agricultora e moradora da comunidade Três Unidos, Raissa Viricio da Silva, disse que gostou da ação e destacou a importância: “Sim, gostei; é uma ação bastante importante para a comunidade. Gostei bastante. Creio que é muito importante para todos que receberam”, afirmou.

A ausência de roupas nas comunidades e nos locais de venda torna a ação essencial nas comunidades distantes. “Tem a ausência de roupa porque nem sempre a gente tem como estar comprando, né? Só quando vai na cidade. Quando vem, é algo que é bem recebido, que agrada bastante”, realçou Raissa.
Esse momento de união direcionado para a comunidade também contou com o apoio da Defesa Civil Estadual, que repassou para a prefeitura itens como cestas básicas e 66 kits de limpeza para as famílias.

O prefeito de Mâncio Lima, José Luiz Gomes, frisa que a ação é também uma comemoração ao Dia das Mães, promovendo a cidadania e o bem-estar da comunidade.
“Estamos trazendo alguns atendimentos, atendimentos de saúde, e um atendimento muito esperado aqui pela comunidade é o guarda-roupa solidário, que é uma parceria do governo do estado, através da Secretaria de Assistência Social, da nossa secretária e vice-governadora, Mailza Assis, que nos deu esse apoio e essa logística para hoje estarmos aqui deixando essa comunidade feliz. Essa parceria está se fortalecendo para juntos fazermos um grande evento”, pontuou o gestor.

“Nós só temos que agradecer ao governo do estado por ele estar nos distribuindo essa roupa para cada um de nós”, agradeceu Francisca de Souza Dias, da comunidade Nova Aliança.

A mãe Samara Gaspar, da comunidade Nova Aliança, reafirmou a importância da ação nas comunidades, visto que se localizam em locais distantes. “Tem a ausência de roupa porque nem sempre a gente tem como estar comprando, só quando vai na cidade. Então, quando vem é bem visto. Quando vem, é algo que é bem recebido, que agrada bastante”, finalizou.
[Agência de Notícias do Acre]