30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Falsa narrativa

Atualizada em 15/03/2024 10:08

Israel é um país que segue o judaísmo e não o  cristianismo. Disto, nós precisamos tomar ciência.

         Dos ideais iluministas da Revolução Francesa surgiu o Estado Laico, ou seja, a separação entre a política e a religião. No nosso país a laicidade vem desde a nossa 1ª constituição republicana, e de lá para cá a separação entre Estado e religião vinha sendo preservada e produzindo bons resultados.

Presentemente, as tentativas de se misturar política com religião têm sido cada vez mais freqüentes. Para tanto, basta compararmos o comportamento, não diria apenas político, e sim exageradamente politiqueiro, do pastor Silas Malafaia. Daí a sua participação, cada vez mais presente nos palanques e menos nos púlpitos.

O Estado laico surgiu para que o mesmo não fosse contra e nem a favor de nenhuma religião, inclusive daqueles que se dizem irreligiosos, àqueles que negam a existência de quaisquer divindades.

Lamentavelmente, e a história da humanidade está aí para comprovar que as diferenças religiosas têm sido a causa que tem determinado as chamadas guerras santas. Ainda assim, na nossa Câmara dos Deputados, entre as suas diversas bancadas, uma delas se orgulha da rotulação: Bancada da Bíblia.

Dado o inquestionável enfraquecimento dos nossos partidos políticos, como conseqüência dos privilégios alcançados pela bancada  da bíblia, duas novas bancadas acabaram se formando, a do boi e a da bala. Seguindo as mesmas pegadas, por muito pouco não surgiu a bancada da bola, afinal de contas, no país do futebol, Sua Excelência, a bola, poderia influenciar para que fosse criada uma bancada parlamentar em sua homenagem.

Embora tenha iniciado este artigo sugerindo que a separação entre religião e a política resultou da revolução francesa, na verdade, a referida separação teve sua origem quando da revolução americana, isto no ano de 1787. Portanto, dois anos antes da revolução francesa, porquanto esta se dera no ano de 1789.

Se a separação entre política e religião foi benéfica para o nosso ocidente o mesmo não aconteceu no nosso mundo oriental. Por lá, as guerras santas continuam e sem previsão de chegaram ao fim. Neste particular, basta levarmos em consideração o apoio que o Irã, uma teocracia islâmica, vem dando as seguintes organizações terroristas: Hamas, Fatah,  Jihad Islâmica e Hezbollah, entre outras.

Quando a ex-primeira dama, Michelle Blsonaro, 3ª esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro vem a público e diz que a separação entre a política e religião não deveria ter ocorrido, o que esperar deste casal?

Artigos Relacionados

O Carnaval 2025 deve movimentar R$12,03 bilhões em receitas no Brasil,

Jamile Romano

Dia de cão

Jamile Romano

Castigo da natureza?

Jamile Romano

Voto e mercadoria

Narciso Mendes

Jamile Romano

Niver de 100 anos

Rubedna Braga